Seleção Brasileira

Negócio fechado: CBF confirma Ancelotti na Seleção em 2024

O treinador tem um ano para cumprir com o Real Madrid, mas poderá assinar um pré-contrato em janeiro de 2024.

Segundo informações de bastidores não há mais o que especular sobre o novo técnico da Seleção Brasileira. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), definiu o italiano Carlo Ancelotti como novo comandante da Seleção Canarinho. Contudo, o técnico que atualmente tem contrato com o Real Madrid só deve ser anunciado oficialmente no início de 2024.

Nesse sentido, o acerto informal teria ocorrido durante as conversas que o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues teve na última semana com o italiano. Os encontros na Espanha serviram para acertar de uma vez o acordo e quando seria o início dos trabalhos com a Amarelinha.

Nesse interim, o técnico do Real Madrid deverá indicar alguém de sua confiança que possa ficar à frente da Seleção e buscar tocar o trabalho no sentido das ideias de Ancelotti. Dessa forma caberia também ao técnico interino atual Ramon Menezes agir como um técnico auxiliar que ficaria responsável por avaliar e conduzir o trabalho com os jogadores da Seleção que atuam no Brasil.

A princípio, um nome cotado para essa função é o do filho de Ancelotti, Davide Ancelotti, no entanto ela foi descartada. No entender das partes envolvidas isso poderia dar uma ideia negativa junto ao Real Madrid, no sentido de que o treinador já estaria com a cabeça focada na Seleção Brasileira enquanto ainda comanda o time merengue.

Desse modo, Davide Ancelotti só será incorporado a comissão técnica do Brasil junto a seu pai no próximo ano. Sendo assim um outro nome europeu deverá ser apresentado nos próximos dias. O que poderá ocorrer em uma entrevista coletiva já agendada pela CBF para esclarecer fatos relacionados ao cargo de treinador no próximo dia 30.

“Serviço sem nota”

O termo “serviço sem nota” geralmente é usado quando uma das partes em uma negociação, por motivos quaisquer dispensam, o comprovante de pagamento ou serviço realizado. Aparentemente algo parecido ocorrerá aqui também.

Atualmente com contrato com o Real Madrid, o treinador não pode assinar qualquer acordo formal no sentido de um outro trabalho. Contudo, isso pode ser feito em janeiro, quando Ancelotti, que hoje tem um ano para cumprir com o Real Madrid, terá apenas seis meses de contrato restantes.

Assim, no início do ano ele assinaria um pré-contrato e seria anunciado pela CBF. No entanto, nesse primeiro momento, visando o melhor interesse da CBF, do treinador e do Real a informação não poderá ser divulgada de forma explícita.

Quanto a sua mudança para a Seleção, o Real Madrid, pelo que consta, está não apenas ciente como não teria interesse em agir para dificultar o acordo. Além disso, existiria uma possibilidade do clube inclusive antecipar a saída do técnico italiano, caso perceba uma oportunidade de construir um trabalho mais duradouro já visando uma temporada 24/25.

Do mesmo modo, Ancelotti também comunicaria ao clube madrilenho seu não interesse em exercer a cláusula de renovação do contrato. Justamente quando correria o anúncio do novo treinador pela Seleção Brasileira.

Treinador sem experiência em Copa do Mundo

Um ponto que talvez possa pesar contra Ancelotti é o fato do treinador não ter nesta função experiências anteriores com partidas de Copa do Mundo. Embora como jogador o italiano tenha disputado as copas de 1986 e 1990, na função de técnico 2026 seria sua primeira Copa.

Decisão com os jogadores

Durante reunião na última semana o nome do novo técnico foi anunciado para os jogadores da Seleção considerados líderes da equipe. Entre eles o zagueiro Marquinhos, o lateral-direito Danilo, o goleiro Alisson e o volante Casemiro, participaram do encontro com Edinaldo Rodrigues.

Diante do anúncio para os jogadores, eles teriam recebido com otimismo e naturalidade o nome do técnico do Real Madrid. Mesmo diante da informação de que este só virá em 2024.

Eliminatórias da Copa

Atualmente o Brasil tem seis jogos a disputar pelas Eliminatórias da Copa do mundo de 2026 ainda neste ano. Em 2024 a competição só será retomada no segundo semestre, depois da Copa América, na ocasião o novo técnico já estará na função.

Hiago Luis

Editor-chefe e jornalista esportivo no Portal N10, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Experiências no jornalismo impresso, rádio, TV e assessoria de comunicação, entre outros. Dicas e sugestões de pauta, enviar para: hiagoluis@hotmail.com

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo