Em novo formato, Copa do Nordeste 2018 começa nesta terça (15)

agosto 15, 2017 0 Por Arthur Dourado
Em novo formato, Copa do Nordeste 2018 começa nesta terça (15)

Começa nesta terça-feira (15) a Copa do Nordeste 2018. Não, não estamos loucos! uma das competições mais charmosas do futebol brasileiro teve uma mudança em seu calendário. Em 2015 a competição teve a entrada dos times do Maranhão e do Piauí, com isso o número de clubes passou de 16 para 20, o que aumentou as datas da competição e de certa forma prejudicou muitas equipes que tinham o calendário apertado.

Afim de voltar ao antigo regulamento de quatro grupos de 4, onde os dois primeiros se classificam para as quartas de final, a CBF criou uma fase preliminar que começa hoje com o confronto entre CSA X Parnahyba-PI. Amanhã o Globo-RN enfrenta o Fluminense de Feira de Santana.

Trio de Pernambuco de fora

Uma das grandes polêmicas nesse ano foi a desistência dos clubes de Pernambuco. O trio de ferro pernambucano reclama da remuneração do regional. “A competição é deficitária. Nós, clubes grandes, pagamos para jogar”, disse o presidente do Sport, Arnaldo Barros.

Barros garantiu que a intenção dos clubes não é garantir cotas maiores apenas para si. “Fizemos uma consultoria que nos deu sinais de que o valor de uma competição dessas é duas ou três vezes maior. Portanto, não queremos vantagens para os clubes de Pernambuco. Queremos um aumento de receitas para todos”, disse.

Por fim, Barros evidenciou que pretende formar uma nova competição com os dissidentes: “Vamos aguardar, outros clubes devem se juntar. Daí, podemos criar uma nova entidade e procurar as emissoras para vender o produto”.

Os dissidentes querem realizar a copa num formato com menos clubes, sem jogos simultâneos com os estaduais. Entre as propostas, existe a de formar duas divisões. A segunda divisão teria os clubes classificados pelos estaduais.

Classificados para a Copa de 2018

Os confrontos preliminares são :

  • CSA x Parnahyba
  • Santa Cruz x Itabaiana
  • Treze x Cordino
  • Globo FC x Fluminense de Feira

Classificados para a fase de grupo 2018

Naútico (terceiro em PE)
Vitória (campeão na BA)
Bahia (vice na BA)
Ceará (campeão no CE)
ABC (campeão no RN)
Sampaio Corrêa (campeão no MA)
CRB (campeão em AL)
Botafogo (campeão na PB)
Salgueiro (vice em PE)
Confiança (campeão em SE)
Altos (campeão no PI)
Ferroviário (vice no CE)