O que você precisa saber sobre o Campeonato Francês

Logo após a transferência de Neymar para o Paris Saint Germain se concretizar, começaram as diversas criticas em relação ao nível do Campeonato Francês, porém ao falar que o campeonato é uma Taça Guanabara, esquecemos que o nível de muitas equipes do Campeonato Espanhol também é muito fraco.

Mas o “Francesão” não é tão fácil como parece, em seis anos de cofres cheios o PSG venceu quatro. O Montpellier venceu na temporada 2011/12, depois veio o tetra parisiense e na última temporada o Mônaco quebrou a hegemonia da equipe da capital.

Antes do dinheiro árabe o PSG tinha dois títulos, o grande vencedor é um time que não ganha a 36 anos. O Saint-Etiene tem dez títulos, seguido por Olympique de Marselhe e Lyon com nove. Ou seja, não tem nenhum time soberano aqui, sendo assim veja as equipes que podem ameaçar o “favoritaço” de Paris.

Nos anos 90 e no inicio da década de 200 o Campeonato Francês era conhecido por ter muitos jogadores africanos por causa de suas colônias. Mas os imigrantes que foram para a França tiveram filhos e esses filhos jogam atualmente com nacionalidade francesa, sendo assim a seleção francesa melhorou nos últimos anos viu jovens jogadores como Pogba e Dembelé se tornarem estrelas mundiais.

A maioria das equipes tem uma média de idade baixa na França, as equipes vendem muitos jogadores para a Alemanha e a Inglaterra. Na parte tática os times abusam de defesas fortes e jogadas áreas na parte ofensiva.

 

Será que o Raio cai duas vezes em Mônaco?

O principal rival na luta pelo titulo Frances será a equipe de Monte Carlo, o time que também tem um dono milionário, até teve um grande aporte financeiro na temporada 13/14, mas seu dono Dmitry Rybolovlev, se separou da esposa e com ela foi metade de sua fortuna. Sem dinheiro o time começou a apostar em jovens talentos, formula que deu certo tanto no aspecto esportivo como financeiro, o clube conseguiu o titulo da ultima temporada além de chegar até as semis da Liga dos Campeões. Nessa temporada o time aposta no velho artilheiro Falcao Garcia e no badalado Mppabé.

 

Olympique aposta nos veteranos

Quando o Olympique de Marselhe enfrenta o PSG, é briga na certa, as duas torcidas se odeiam, embora o presidente do Paris tenha cortado os brigões o clima sempre esquenta entre os dois. Em campo isso promete acontecer também, já que o time de Marselhe conta com o meia Payet, e o experiente lateral esquerdo Evra além do volante brasileiro Luiz Gustavo. Com esse elenco de veteranos o ex-técnico da Roma Rudi Garcia tem a missão de devolver a equipe as glórias.

 

Marcelo Bielsa aposta em brasileiros no Lille

El Loco Bielsa retorna ao futebol depois de três temporadas, o treinador que inspirou Guardiola, Sampaoli e outros grandes nomes tentará mostrar porque é tão venerado no mundo do futebol.  Para esse retorno o argentino conta com um elenco muito jovem e com quatro brasileiros, Thiago Maia, Caju, Thiago Mendes e Luiz Araújo que foi o grande destaque do tipo na pré-temporada.

Lyon se desmancha, mas ainda é forte

Ênea campeão o Lyon perdeu jogadores importantes nesta janela, o atacante e destaque do time Lacazzete foi para o Arsenal, e o meia Tolisso foi para o Bayer de Munique. Para suprir essas ausências chegaram os atacantes Traoré do Chelsea e Mariano Díaz do Real Madrid.  Com uma boa base mantida o Lyon espera retornar o caminho dos títulos.

Nice, Borduex e Nantes podem surpreender

O Nice foi a surpresa da última temporada, o time do sul da França brigou com PSG e Mônaco até as últimas rodadas pelo título, o time que conta com o polêmico italiano Mario Balotelli e o com zagueiro brasileiro Dante vai tentar repetir a dose.

Já o Borduex tem como principal estrela o brasileiro Malcom ex- Corinthians, enquanto o Nantes trouxe o técnico Claudio Ranieri, será que ele consegue fazer do Nantes um novo Leicester ?

Coadjuvantes

Mesmo as equipes tradicionais como o Saint-Etine e o Tolouse devem brigar do meio pra baixo da tabela, juntas com Metz, Troyes, Angers, Amiens, Dijon, Caen, Rennes, Guingamp e Montpellier.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!