O Fluminense estreou bem no Mundial de Clubes de 2023, os gols de Jhon Aries e John Kennedy garantiram a vitória por 2×0 contra o Al Ahly, na semifinal do torneio. Com o resultado o Tricolor Carioca garantiu seu lugar na final contra o vencedor da outra semifinal entre Manchester City e Urawa Red Diamonds.
Praticamente um mês e meio após vencer a Conmebol Libertadores pela primeira vez, o Fluminense fez sua estreia no Mundial de Clubes da FIFA. Para a partida o adversário confirmado foi o Al Ahly, maior campeão do Egito e um dos mais tradicionais clubes do torneio mundial.
Após desbancar o potente Al-Ittihad, time de astros como Karim Benzema, Fabinho e N’Golo Kanté, o campeão egípcio chegou com ainda mais moral diante do estreante Fluminense. Apesar disso, com a bola rolando o time de Fernando Diniz comandou a partida em uma atuação sólida e um futebol consistente.
Dominando a posse de bola, o Tricolor Carioca envolveu o campeão egípcio e foi criando jogadas cada vez mais perigosas. Já o Al Ahly, levava perigo nos contra-ataques, onde a atuação do goleirão Fábio foi decisiva para salvar o Fluminense.
Primeiro gol do Fluminense
Assim como Fábio, outro veterano seria decisivo para o resultado, Marcelo. Seja distribuindo bola no meio-campo e armando a equipe ou curtindo uma de ponta esquerda, o craque foi uma das peças mais importantes que Diniz teve em campo.
Assim, quando Ganso viu Marcelo na ponta esquerda e lançou, o lateral dominou a bola com poucos metros para a linha de fundo. Apesar disso, o Camisa 12 do Flu decidiu encarar a marcação do atacante sul-africano, Percy Tau.
Após botar a bola entre as pernas do Camisa 10 do Al Ahly, Marcelo partiu para dentro da área e foi derrubado. Vendo o lance de perto, o árbitro não teve dúvidas e marcou a penalidade máxima.
Com a bola na marca da cal, El Shenawy, mesmo goleiro que parou a cobrança de Benzema, na fase anterior, não foi páreo para Jhon Arias. O arqueiro do Al Ahly, até acertou o canto da cobrança, mas não conseguiu alcançar a bola no chute firme do meia do Fluminense. O Tricolor estava na frente do placar aos 22 minutos do segundo tempo.
Confirmação do resultado e Fluminense na Final do Mundial de Clubes
Em vantagem no placar, o Fluminense não recuou e manteve a postura ofensiva. Autor do pênalti, Percy Tau foi um dos que, por muito pouco, não empatou o jogo graças as defesas do goleiro Fábio.
A confirmação do resultado só viria aos 43 minutos do segundo tempo, quando o meia Martinelli puxou o contra-ataque e buscou Germán Cano, na ponta esquerda. A tentativa de passe foi cortada pela defesa do clube egípcio, mas sobrou para o próprio camisa 8, encontrar John Kennedy na entrada da área.
O “Presidente” não perdoou, driblou um marcador, antes de chutar cruzado no cantinho do goleiro do Al Ahly, para garantir o placar, a vitória e o Tricolor na final do Mundial de Clubes. Final Fluminense 2×0 Al Ahly!
Contra quem e quando será a final do Mundial de Clubes?
Agora o Fluminense precisará aguardar o resultado da outra semifinal do Mundial de Clubes, em que o Manchester City e o Urawa Red Diamonds, se enfrentam. A partida acontecerá nesta terça-feira (19), às 15h00 (horário de Brasília).
Apesar dos desfalques envolvendo seus principais astros e a fase com mais oscilações do que o normal, o Manchester City chega para a partida como franco favorito. Vencedor da Champions League pela primeira vez, o City também é estreante no Mundial de Clubes.
A final do Mundial acontece na próxima sexta-feira (22), às 15h00 (horário de Brasília), no King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita. Por enquanto ainda não é possível saber quem estará na final ao lado do Fluminense, mas, seja como for, a competição terá um novo campeão inédito.
Um Comentário