No início da noite desta quarta-feira (20), o América-RN confirmou a assinatura do termo de adesão ao modelo SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Diante da formalização da transferência acionária, o América Futebol SAF passa a pertencer a Hipe Participações S.A.
Com mais de 100 anos de história, o clube agora pertence, para todos os efeitos, a HI.PE, que deverá gerir o projeto esportivo do América. A proposta, que vinha se arrastando desde o início do ano, faz parte de um acordo prévio de venda. Contudo, só agora os últimos documentos foram de fato oficializados, concluindo o negócio.
Com a proposta de ajudar o América-RN, a SAF se compromete em investir, melhorar e reestruturar o centenário clube potiguar. Visando um crescimento sustentável e responsável com a história da instituição América Futebol Clube.
“A transação visa investimentos para o crescimento sustentável do Departamento de Futebol e coloca o América de Natal na direção de um futuro de muitas conquistas”, destacou o clube em suas redes sociais.
América Futebol SAF
Ao assumir o América-RN, a HIPE também assumiu e se comprometeu inclusive em sanar as pendências da instituição. Entre elas o pagamento dos salários atrasados e das premiações referentes aos títulos da Série D do Brasileiro de 2022 e do Estadual 2023.
Além disso, a SAF realizará mudanças significativas no setor esportivo do clube. Entre elas, a escolha de um novo diretor executivo de futebol, assim como de uma comissão técnica adequada ao projeto esportivo do clube. Rebaixado à Série D, o América deverá ter como maior foco em 2024 o seu retorno a Série C.
O elenco do América-RN também passará por reformulações visando a escolha de atletas com experiência e capacidade técnica para dar as respostas que o clube precisará nas competições. Outro fator que deverá ser ainda mais valorizado pela nova gestão diz respeito a Arena América, que também esteve na pauta do CEO da HIPE, Pedro Weber.
“Nosso foco será muito na Arena América, com a criação de mais um campo de treinamento para o time profissional, um refeitório para os atletas e a construção de outras salas na Arena América. Além disso, faremos todas as adaptações necessárias para a operação dos jogos, incluindo a instalação de mais banheiros, camarotes para a imprensa e uma área de estacionamento com espaços para food trucks, com o objetivo de proporcionar um entretenimento de qualidade e conforto aos torcedores nos dias de jogos. A iluminação também será uma de nossas prioridades”, destacou Pedro Weber.