Não sabe como recuperar parcela devolvida do seguro-desemprego? Quando a parcela do seguro é devolvida, significa que existe alguma irregularidade nos documentos, dados ou situação trabalhista.  

Então, o trabalhador deve comparecer na Superintendência Regional do Trabalho, com sua carteira de trabalho, para regularizar tudo. Afinal, com a situação regularizada é possível reverter essa devolução e obter sua parcela do seguro de volta.

Continue lendo e veja como recuperar parcela devolvida do seguro-desemprego.

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Então, como recuperar parcela devolvida do seguro-desemprego?

Video do canal: Dragon Tutoriais

O seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador demitido sem justa causa, e que não tem como garantir o sustento da sua família e de si mesmo. Pois, não possui renda nenhuma ou sua renda restante não é suficiente.

No entanto, para ter direito ao benefício, o trabalhador deve cumprir uma série de requisitos legais. Por exemplo, não estar empregado ao fazer a solicitação. E não receber benefício de prestação continuada com exceção, para pensão por morte e auxílio-doença.

Então, quando o trabalhador recebe a notificação de que a parcela foi devolvida ao governo federal, isto significa que tem algo errado. E as possibilidades são várias, incluindo:

  • O trabalhador obteve um novo emprego;
  • Erros no cadastro ou dados faltantes;
  • Número de documentos nomes e outros dados com erros de digitação;
  • Irregularidade no cadastro do PIS;
  • O sistema identificou um CNPJ ativo no nome do trabalhador, etc.

Saiba como recuperar parcela devolvida do seguro-desemprego 

Para regularizar a situação, o trabalhador precisa comparecer à Superintendência Regional do Trabalho com sua carteira de trabalho e documentos pessoais para atendimento. Após a regularização das pendências, suas parcelas vão cair normalmente.

Para isso, o trabalhador deve agendar o atendimento primeiro no número 158, da central de atendimento do trabalho. Então, é só comparecer no dia e horário marcado.

Entretanto, se o motivo da devolução foi um novo contrato de trabalho, então não há o que fazer. Já para o caso do MEI com CNPJ inativo, é preciso entrar com um recurso administrativo. O mesmo para quem é microempreendedor ativo, foi demitido sem justa causa, mas não tem renda suficiente para se manter.

Você pode solicitar e acompanhar o pagamento do benefício no aplicativo carteira de trabalho digital

Como recuperar parcela devolvida do seguro-desemprego você já sabe. Mas, sabia que é possível solicitar o seu benefício e acompanhar tudo via aplicativo?

O aplicativo carteira de trabalho digital está disponível para Android e iOS. Portanto, você pode fazer o download do app conforme o sistema operacional do seu Smartphone e ter sua carteira de trabalho digitalizada.

Inclusive, a nova carteira de trabalho substitui a antiga carteira de papel. Contudo, ainda assim você deve guardá-la. Pois, as anotações e outros detalhes legais que ela contém podem ser necessários para receber o benefício do INSS.

Dito isto, saiba que você pode solicitar e acompanhar o seguro-desemprego no app carteira de trabalho digital. Além disso, você também pode ter acesso a outras informações, como todos os seus contratos de trabalho.

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Dicas finais 

O trabalhador também pode ligar para o número 0800 726 0207 da Caixa Econômica Federal. Pois, com esse número é possível pedir informações sobre a situação da parcela do seguro.

Faça isso também, porque, em alguns casos, como erro de cadastro no número do PIS ou erros de digitação é possível resolver tudo na Caixa Econômica Federal. Portanto, ligue para a Caixa e se informe antes de comparecer à Superintendência Regional do Trabalho. 

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4 Comentários

  1. Rosimeiry Cardoso de Carvalho on

    Perdi um seguro desemprego que foi devolvido em 2010, tem como receber ele ainda? Não sabia onde receber isso.

    • De acordo com o site do governo brasileiro, é possível solicitar a revisão do seu pedido por meio de um recurso administrativo ao Ministério do Trabalho e Previdência, caso o seu requerimento do Seguro-Desemprego tenha sido indeferido (negado) e você queira contestar a decisão. O prazo para solicitar o recurso é de 2 anos, contados da data de demissão do vínculo que deu origem ao benefício (source: Cadastrar recurso relativo ao seguro-desemprego). Como o seu caso ocorreu em 2010, é possível que o prazo para solicitar o recurso já tenha expirado. No entanto, é recomendado entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para verificar se ainda é possível recuperar a parcela devolvida do seguro desemprego e obter mais informações sobre o assunto (source: O que fazer quando a parcela do seguro desemprego é devolvida? – DCI).

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