Não sabe Como dar entrada no seguro DPVAT pelo correio? O seguro existe sempre para prevenir algo que possa ocorrer a alguém para que a dor de cabeça não seja tão grande. Em outras palavras, imprevistos se resolvem melhor por meio dos investimentos certos para cada um deles.

Nos últimos tempos muitas mudanças em relação ao seguro DPVAT trouxeram um maior conforto a quem precisa desse benefício. Uma dessas facilidades que poucos sabem é a de dar entrada no seguro DPVAT pelos Correios.

Sim, se você ainda não sabia, essa é uma possibilidade que pode agilizar a sua vida e sem colocar tanta burocracia para dar entrada ao processo pelos correios. Tudo o que você precisa saber sobre o assunto colocamos neste artigo, preparado para não restarem mais dúvidas e para conseguir aproveitar desde já essa oportunidade.

O que é o seguro DPVAT?

Cada um dos seguros que existem em nossos dias possuem uma característica específica. No caso do DPVAT se trata de um benefício destinado às pessoas que passaram por situações de acidentes.

Em outras palavras, consiste num valor específico que todos os anos são pagos, e destinados a ser u auxílio às vítimas de acidentes. E como isso é garantido?

O seguro DPVAT está amparado pela lei de número 6.194 de 1974, que trata esse benefício como obrigatório em relação ao pagamento durante todos os anos, para essa finalidade que aqui já dissemos.

Esse pagamento pode ser feito de algumas maneiras. O contribuinte pode parcelas durante alguns meses. Mas também pode efetuar o pagamento com a cota do IPVA.

Mas, afinal, para que serve esse seguro? Já que o seu pagamento é obrigatório todos os anos, como fazer em caso de necessidade para requerê-lo? Vejamos.

Para que serve o seguro?

O seguro DPVAT se configura num dispositivo criado como uma maneira de indenizar, de certa maneira, quem foi vítima de acidentes de trânsito. E isso não se restringe apenas para motoristas, mas também para passageiros e inclusive pedestres envolvidos nesses acidentes.

Quanto ao pagamento desse seguro, como dissemos, é algo obrigatório. Então, no caso de não efetuar esse pagamento, seu veículo ficara, portanto, em situação irregular. Isso não possui interferência imediata com relação a uma eventual solicitação do seguro. Porém, como estará em situação irregular, seu veículo poderá ser recolhido em caso de uma abordagem policial.

Qual é a cobertura desse tipo de seguro?

A cobertura do seguro DPVAT é bem específica, dada sua característica e o público alvo. Como você já sabe, os valores desses seguro se destinam a pessoas envolvidas em acidentes. Porém, não se esqueça que isso é apenas em caso de acidente de trânsito, tanto para quem conduz o veículo, como para quem é passageiro ou pedestre envolvido.

De modo geral, a cobertura do DPVAT alcança três casos específicos. São eles: Invalidez permanente, morte e despesas médicas. Vejamos o que significa em cada um desses casos e os critérios que garantem o direito a receber o seguro:

1. Invalidez permanente

Quando em um acidente de trânsito, algumas pessoas infelizmente sofrem danos permanentes. Ou seja, uma invalidez que não lhe permite uma série de coisas, como retornar ao seu trabalho ou mesmo financiar as próprias despesas com esse imprevisto.

Nesse caso, a pessoa poderá solicitar o recebimento do valor do seguro de acordo com o que está previsto em lei. Portanto, vale a pena conferir como está a correção dos valores antes de solicitar.

2. Morte

No caso de morte, evidentemente o valor do seguro será recebido pelos parentes. A vítima do acidente que chega a óbito poderá beneficiar, ao menos, sua família ou dependentes.

Para isso, na hora da solicitação serão exigidos alguns documentos específicos para comprovar o parentesco. Ou então, em caso de dependência, as informações necessárias para comprovar e justificar a necessidade do recebimento do seguro.

3. Despesas médicas

Todos sabemos que um acidente é sempre uma situação imprevista. Por isso, os gastos podem ser muito altos. Principalmente com relação ao necessário socorro e atendimento médico.

O seguro DPVAT nesse caso específico cobre desde as despesas com atendimento médico, procedimentos e até materiais utilizados com o paciente. Para isso é necessária a apresentação de algumas coisas específicas. Entre elas, os recibos médicos e tudo o que comprove o pagamento de tais despesas.

O seguro, então, entra como um ressarcimento do valor pago pelo paciente pelo seu atendimento. Comprovado o encaixe nesses critérios, então pode a pessoa fazer a solicitação desse reembolso.

Como dar entrada no seguro DPVAT pelo correio?

Video de Sindseg NNE

Essa é a maneira mais simples, de fácil acesso e rápida resolução no pedido do seguro DPVAT. A única coisa que precisa é um pouco de atenção e, caso sinta a necessidade, também a orientação de um profissional para esclarecer todas as suas dúvidas.

Mas, de modo muito simples, basta que no momento de sua requisição do seguro tenha em mãos seus documentos pessoais.

Sobre qualquer investimento para dar entrada no seguro DPVAT pelo correio, saiba não haver custo algum para esse serviço nos Correios. Você pode ter acesso tanto ao serviço prestado como às informações necessárias de maneira gratuita e sem tanta burocracia.

Qual é o valor do seguro que se pode receber?

Os valores desse benefício dependerão de cada caso específico, que será analisado quanto aos critérios respeitados para que se tenha o direito. Contudo, grosso modo, os valores são basicamente os seguintes:

  • Em caso de morte, até 13.500 reais.
  • Por causa de algum tipo de invalidez comprovada por meio de laudo médico, também poderá receber até 13.500 reais.
  • Já com relação ao reembolso devido a gastos médicos devidamente comprovados por meio de recibos e outros documentos, o valor não passa de 2.700 reais para o ressarcimento do que foi gasto com atendimento médico.

Vale lembrar ainda que existe um prazo para que o benefício seja liberado para o saque. E isso se conta até o trigésimo dia após a apresentação dos documentos exigidos. Portanto, pode levar até um mês inteiro para que a pessoa, parente ou qualquer outro tipo de beneficiado possa receber esses valores.

Share.

O portal de notícias e artigos sobre todos os Tidos de Seguros existentes surgiu no intuito de informar pessoas interessadas nesse tipo de assunto gratuitamente e de forma rápida, direta e imparcial. Nossos conteúdos são desenvolvidos 100% por nossos redatores e revisados antes de serem publicados para garantir informações precisas e atualizadas para nossa audiência. Saiba mais em nossa página sobre!

Leave A Reply