Na noite desta segunda-feira (05), o Flamengo goleou o Vasco no Clássico do Milhões. Diante de um Maracanã dividido, o Rubro-Negro sobrou em noite inspirada de Ayrton Lucas, Gerson e Arrascaeta e garantiu o placar da vitória ainda no primeiro tempo.
Com gols de Erick Pulgar, Gerson, Ayrton Lucas e Pedro, o Flamengo atropelou o Vasco por 4×1. Apenas no primeiro tempo, os Rubro-Negros abriam uma vantagem de quatro gols e poderia ter sido mais, não fosse as defesas do goleiro Léo Jardim.
Escalado por Maurício Barbieri com três zagueiros, o Vasco até tentou entra fechado, no entanto sentiu muito o primeiro gol e perdeu a concentração. Assim, o Flamengo não perdoou e foi empilhando gols e oportunidades.
No segundo tempo, com uma grande vantagem, o Flamengo baixou as linhas de marcação e reduziu o ritmo. Isso permitiu ao Vasco equilibrar mais a partida e até chegar a um primeiro gol de pênalti, após Jair ser tocado por Gerson dentro da área. Contudo, sem efeito em reverter a situação.
Vasco x Flamengo
Logo aos 14′ minutos após uma roubada de bola de Pedro, a defesa vascaína até conseguiu fazer a falta em Arrascaeta, mas a bola sobrou para Erick Pulgar, que mandou um belo chute de fora da área no ângulo do goleiro Léo Jardim.
O Vasco sentiu e ao tentar se lançar ao ataque, acabou tomando o segundo aos 16′ minutos. A tabelinha entre Wesley e Arrascaeta resultou no cruzamento preciso do uruguaio, que encontrou Gerson, entrando nas costas dos zagueiros. Assim, o meia desviou de cabeça a bola certinha para as redes e longe do alcance do goleiro vascaíno.
Na sequência em bela jogada pela esquerda entre Matheus França e Ayrton Lucas, o lateral recebeu na área, finalizou de direita, que não é a boa, e a bola ainda desviou antes chegar ao fundo do gol vascaíno aos 41′ minutos do primeiro tempo. Contudo, o árbitro ainda daria o gol para o atacante Pedro, devido a uma leve raspada da bola nas travas da chuteira do centroavante. Porém, o lateral esquerdo convocado pela Seleção Brasileira marcaria o seu na sequência.
Aos 46′ minutos, o lançamento de Gerson colocaria o lateral Rubro-Negro no 1×1 contra o meia Matías Galarza. Na velocidade, Ayrton botou na frente, driblou o goleiro e tocou para o gol vascaíno. Uma pintura para coroar a atuação do lateral que já era o melhor jogador do Flamengo na partida.
Após o intervalo o Flamengo voltaria com um ritmo mais baixo, até pela vantagem no placar. Aos 9′ minutos, o toque de Gerson em Jair dentro da área, que a princípio não foi marcado, não passou despercebido aos “olhos do VAR“. O próprio Jair converteu a penalidade, mandando bola para um lado e goleiro para o outro, mas sem efeito. Final Vasco 1×4 Flamengo!
Resultados na tabela
Com o resultado, o Flamengo chegou a 16 pontos e agora é o quinto colocado no Brasileirão, cinco pontos atrás do líder Botafogo. Enquanto isso, o Vasco segue na vice-lanterna da competição com apenas 6 pontos conquistados.
Próximos jogos
Agora o Flamengo retorna a campo pela copa Libertadores da América, na próxima quinta-feira (08), às 21h00 (horário de Brasília), no Maracanã, onde recebe o Racing. Atualmente, o time argentino lidera o grupo A e tem 5 pontos à frente do Rubro-Negro.
Por outro lado, o Vasco só retorna no domingo (11), quando vai a Porto Alegre-RS, enfrentar o Internacional no Beira-Rio. A partida, começa às 16h00 (horário de Brasília), e é válida pela 10º rodada do Campeonato Brasileiro 2023.