Na noite desta quarta-feira (21) a vitória do Corinthians diante do Santos terminou em confusão. Válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, o duelo Alvinegro precisou ser interrompido após torcedores começarem a atirar rojões em campo.
Afim de espantar a má fase na temporada, Santos e Corinthians foram a campo pressionados. Se o Timão estava a três partidas sem ganhar, o Peixe desconhecia o que era vitória à oitos jogos.
Como foi Santos x Corinthians?
Assim começou o jogo e apesar do time do técnico Odair Hellmann jogar na Vila, era a equipe liderada por Vanderlei Luxemburgo que parecia se sentir em casa. Enquanto o Santos tentava sair para o jogo, o Corinthians pressionava e criava oportunidades logo nos primeiros minutos.
Foi assim que aos 19 minutos do primeiro tempo, o atacante Yuri Alberto, que já tinha desperdiçado uma boa oportunidade, não perdoou e mandou a bola para o fundo do gol. Após boa enfiada de bola de Róger Guedes encontrar Ruan Oliveira, o meia tocou “voltando” para o centroavante abrir o placar.
O Santos até tentou reagir e chegou a empatar o jogo com Mendoza, mas o VAR viu o toque de mão do atacante dentro da área e acabou invalidando o lance. Na sequência o Peixe tornaria a marcar, mas em gol contra do zagueiro santista João Lucas, após desvio em falta cobrada pelo meia corintiano Ruan Oliveira aos 28 minutos da etapa inicial.
Com dois a mais no jogo, o Timão até poderia se fechar, mas o primeiro tempo foi marcado mesmo por um jogo aberto, muita correria e “lá e cá“. Assim, após o bom primeiro tempo as expectativas para a segunda etapa eram grandes.
No reinício do jogo, a vantagem parecia ser novamente para os donos da casa. Contudo, apesar de algumas boas oportunidades, sempre que o Santos chegava esbarrava no goleiro Cássio.
Paralização da partida
Com o resultado favorável o Corinthians foi se fechando e resistindo à pressão adversária. E o jogo provavelmente acabaria assim, não fosse o vandalismo da torcida do Santos.
Por volta dos 40 minutos do segundo tempo, uma das organizadas começou a arremessar rojões em campo em direção ao goleiro Cássio. Assim, a partida teve de ser paralisada.
Sem condições de continuar o jogo, o árbitro Leandro Pedro Vuaden decidiu pelo encerramento da partida. Em meio à confusão, com a torcida tentando invadir o campo e arremessando objetos no gramado. Os jogadores adversários e do próprio clube precisaram sair escoltados de campo.
Assim, o Corinthians foi confirmado como vencedor do jogo e se afasta da temida Zona de Rebaixamento. Ao mesmo tempo, o Santos perdeu o jogo, a oportunidade de tentar buscar um empate no final da partida e provavelmente o mando de campo em um momento decisivo para o restante da temporada.
Odair Hellmann não é mais técnico do Santos
Após a partida, o técnico Odair Hellmann deixou o cargo de treinador do Santos. Ele ocupava a função desde novembro do ano passado.
Durante os últimos nove jogos sem vencer, o Santos foi eliminado da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil. Atualmente a equipe é a 13ª colocada no Brasileirão somando 13 pontos.
Na competição, que é a única que resta para o clube nesta temporada, a última vitória foi diante do Vasco ainda no dia 14 de maio. O Peixe está agora a apenas cinco pontos da Zona de Rebaixamento.
Próximos Jogos
O Santos agora enfrenta no próximo domingo a equipe do Flamengo pela 12ª rodada do Brasileirão. Originalmente a partida estava marcada para às 18h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, porém diante dos fatos de hoje é provável que ocorra com portões fechados ou ainda em um outro local.
Enquanto isso, o Corinthians viaja para o Paraná, onde enfrentará o Athletico-PR também pela 12ª rodada do Brasileirão. A partida acontece no sábado (24), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada.