A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira o local da primeira partida do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2026. O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, mais conhecido como Mangueirão, em Belém, foi o escolhido para sediar o jogo entre Brasil x Bolívia, marcado para o dia 8 de setembro.
O Mangueirão, que recentemente passou por uma reforma, agora possui status de arena e tem capacidade para 50 mil espectadores. Além de um gramado que segue as especificações da FIFA, o estádio oferece um sistema de segurança aprimorado, novas rampas de acesso para os torcedores e infraestrutura de serviços como bares, restaurantes, atendimento médico e estacionamento para 9 mil veículos, entre outras melhorias.
“As decisões na atual gestão visam unicamente as melhores condições técnicas e de logística para a Seleção Brasileira. Vamos buscar ao longo dessa eliminatória questões que consideramos prioritárias, como deslocamento dos jogadores, desgaste da equipe, menor distância entre os locais das partidas, infraestrutura que traga conforto e segurança para toda a delegação. Além disso, não será analisado um jogo isoladamente, e sim a melhor composição do conjunto das partidas”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Ainda durante o processo de escolha para o estádio de estreia a Seleção Brasileira na competição, o estádio precisou passar por uma inspeção detalhada. Desse modo o estádio do Mangueirão teve de passar pela a aprovação de delegados da Conmebol.
Fernando Diniz estreia no comando da Seleção Brasileira
A partida entre Brasil x Bolívia no Mangueirão será marcante não apenas por ser a primeira do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, mas também por ser a grande estreia de Fernando Diniz no comando da Seleção Brasileira. O técnico, que atualmente também comanda o Fluminense, assumiu o cargo e acumulará as funções até o meio de 2024.
Diniz deve comandar a Seleção durante um processo de transição, uma vez que a CBF sonha em contar com o italiano Carlo Ancelotti. Atualmente o treinador comanda o Real Madrid e apesar do desejo público da entidade máxima do futebol brasileiro, Ancelotti não aceitou ainda. Ao contrário, sempre que questionado sobre a possibilidade de assumir atualmente ou no futuro a Seleção o técnico tem negado de forma reiterada.
Relembrando a última partida no Mangueirão
O estádio do Mangueirão não recebia a Seleção Brasileira masculina desde setembro de 2011, quando foi palco do Superclássico das Américas contra a Argentina. Sob o comando de Mano Menezes, o Brasil brilhou ao vencer a equipe argentina por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Lucas Moura e Neymar.