Após se despedir do Campeonato Brasileiro Série B, com uma vitória diante do Vila Nova, o ABC encerrou seus jogos oficiais em 2023. Aproveitando esse intervalo sem partidas, a diretoria Abcedista iniciou o processo de reparo e recuperação do gramado do Frasqueirão.
Palco principal do Mais Querido em 2023, o gramado do Frasqueirão sofreu com a sequência de jogos e o intenso calendário do futebol brasileiro. Agora, a preparação do “tapete Abcedista” visando a temporada 2024 foi iniciada pela diretoria do ABC.
A recuperação do gramado é um processo necessário e que tem impacto direto nas condições de jogo. Nesse sentido, atuando como facilitador para um melhor desempenho e reduzindo a incidência de lesões, um aspecto com o qual o ABC sofreu em 2023.
A ideia da diretoria Abcedista é de que todo o processo seja concluído até a primeira semana de janeiro. Deste modo, o gramado do Frasqueirão estaria em perfeitas condições para receber a partida eliminatória entre ABC e Sousa, da Paraíba, válida pela primeira fase da Copa do Nordeste (Pré-Copa do Nordeste).
Entenda como será recuperado o gramado do Frasqueirão
O tipo de grama utilizado pelo ABC no Frasqueirão é o “Bermuda“, considerado ideal, entre outros motivos, por ter uma rápida recuperação. Fator que é muito útil pensando no fluxo de jogos do calendário brasileiro.
No processo de recuperação iniciado pelo ABC, primeiro a grama é cortada, deixando apenas as raízes, permitindo o crescimento de uma ‘grama nova’. Também é realizada a descompactação e aplicação de adubo, com uma camada de material inerte e granular para melhorar a grama.
Em meio a discussões recorrentes sobre grama natural x grama artificial, vale lembrar que o gramado do Frasqueirão é 100% natural. Além disso, pelo menos por enquanto, não há planos para a utilização de gramado sintético no Estádio do Mais Querido.