6 Estratégias de Marketing para Ecommerce de produtos e serviços

Aprenda a turbinar o seu e-commerce com algumas das nossas melhores dicas. Confira a seguir!

6 Estratégias de Marketing para Ecommerce de produtos e serviços
Imagem: freepik.com

Se você está em busca de tornar o seu e-commerce bem-sucedido, saiba que é necessário adotar algumas estratégias de marketing bem planejadas e adaptadas ao seu negócio.

Isso porque, se aplicadas corretamente, as estratégias de marketing digital para e-commerce irão facilitar o engajamento dos clientes em potencial, aumentar o número de visitas no site, melhorar a reputação da marca e consequentemente turbinar as vendas.

Sendo assim, é importante conhecer as principais estratégias de marketing para e-commerce de produtos e serviços e com isso, dar um upgrade nas vendas. Então, que tal ficar por dentro de cada uma delas? Confira a seguir!

Qual o objetivo do Marketing para Ecommerce de produtos e serviços?

Em geral, profissionais utilizam estratégias de marketing principalmente para direcionar tráfego para uma loja ou outro tipo de negócio online. Pois, o objetivo é converter as visitas em clientes recorrentes no intuito de aumentar as vendas.

Atualmente, existem dois tipos de atividades de marketing destinadas a e-commerce de produtos e serviços, que são as estratégias de marketing diretas e as indiretas.

As estratégias de marketing diretas são destinadas a promover um produto ou serviços, incentivando os clientes a comprar. Por outro lado, as estratégias indiretas são voltadas aos benefícios intangíveis, como fortalecimento da marca, fidelização dos clientes, entre outros.

Logo, a depender dos objetivos da sua empresa, é necessário utilizar a estratégia certa para alcançá-los.

6 melhores estratégias de Marketing para Ecommerce de produtos e serviços

Confira agora uma seleção com as melhores estratégias de marketing para ecommerce de produtos e serviços e utilize-as para alavancar o seu empreendimento:

1- Conhecer o Público-alvo

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é imprescindível conhecer o público-alvo do seu negócio e entender melhor as suas dores, interesses e desejos. Por isso é importante coletar o máximo de informações sobre eles.

Isso porque essas informações irão ajudar direcionar as estratégias de marketing de maneira mais precisa, ou seja, oferecendo o produto ou serviço para a pessoa certa. 

Para ilustrar, se você trabalha com uma agência de viagens em Morro de São Paulo, com certeza sabe que os turistas precisam de um transporte para chegar a região. 

Logo, ao invés de sair por aí divulgando esse serviço, por que não promover, por exemplo, o Catamarã da Biotur para Morro de São Paulo especificamente para quem já manifestou interesse nele? Fazendo isso, você aumenta consideravelmente as chances de converter a publicidade em vendas.

2- Otimização do Site com SEO

Uma das melhores estratégias de marketing digital para e-commerce de produtos e serviços é sem dúvidas as táticas de SEO. Isso porque qualquer negócio precisa delas para melhorar as vendas na internet.

O SEO nada mais é do que uma forma de melhorar a visibilidade do seu site em mecanismos de pesquisa como Google e Yahoo. Por meio das táticas de SEO, o seu site pode aparecer nos primeiros resultados de busca. 

Assim, os profissionais de SEO conseguem direcionar tráfego orgânico para sua loja e aumentar as vendas e conversões. Portanto, comece já a utilizar as estratégias de SEO para as suas páginas na internet.

3- Marketing de Conteúdo

Entre todas as estratégias de marketing para e-commerce, o marketing de conteúdo é sem dúvidas uma das mais eficazes que podemos usar. Ela consiste na criação de conteúdo relevante e valioso para o seu público.

Sendo assim, você pode utilizar as suas redes sociais, blogs e sites para falar sobre os seus produtos e serviços e ao mesmo tempo estabelecer uma conexão de confiança com seu público, criando um canal direto de comunicação com os consumidores.

Segundo o especialista em link building Álvaro Lordêlo, se você possui uma loja de roupa de ginástica, por exemplo, é possível utilizar o marketing de conteúdo para trazer conteúdos relevantes sobre essas roupas, como dicas de lavagem, combinação de cores e muito mais. Dessa forma, além de esclarecer dúvidas, você nutre a sua base de clientes.

4- Redes Sociais

As redes sociais são o playground do seu ecommerce. Pois, sabemos que a maioria das pessoas gasta uma boa parte do seu dia nelas, seja no Facebook, Instagram, Telegram ou qualquer outra

Portanto, esteja presente onde seu público está e crie uma comunidade engajada. Compartilhe conteúdo interessante, responda às perguntas dos seguidores e promova interações autênticas. Não se esqueça de usar anúncios segmentados para alcançar um público mais amplo.

5- Remarketing

Já ouviu falar em carrinhos abandonados? Eles são oportunidades perdidas de venda de pessoas que entraram na sua página para adquirir um produto ou serviço, mas no meio do caminho, acabaram desistindo de efetuar a compra. 

Sendo assim, use estratégias de remarketing para reengajar esses potenciais clientes, mostrando produtos deixados para trás e oferecendo incentivos para finalizar a compra, como cupons de desconto, frete grátis e outros que influenciam na conclusão da compra.

6- Influenciadores digitais

O marketing de influência é uma carta na manga poderosa. Como o próprio nome já adianta, essa estratégia consiste em utilizar o poder de influência de alguns famosos das redes sociais para fazer com que eles divulguem seus produtos e serviços aos seus seguidores.

Dessa forma, identifique influenciadores que tenham afinidade com sua marca e proponha parcerias. Eles podem ajudar a promover seus produtos de forma mais genuína e alcançar um público que pode estar fora do seu alcance.

Conclusão

Existe uma infinidade de estratégias de marketing para e-commerce de produtos e serviços que você pode utilizar para alavancar as vendas da sua loja online. Assim sendo, no texto de hoje, tentamos trazer as principais e mais eficazes da atualidade.

Embora você consiga encontrar outras espalhadas pela internet, as opções trazidas são comprovadamente as melhores e as que trazem mais resultados concretos. Logo, é interessante testar cada uma delas e adaptar ao seu negócio digital.

Ademais, esperamos que esse artigo seja útil e possa inspirar sua estratégia de marketing. Lembre-se, o sucesso vem com dedicação, análise constante e adaptação às mudanças do mercado.

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