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Marketing de influência: 3 dicas práticas para aplicar agora

Marketing de influência está provando ser uma das melhores estratégias para divulgação de produtos, serviços e fortalecimento de marcas atualmente. É a grande aliada de muitas empresas que alavancam vendas todos os dias na internet. 

Essa abordagem consiste em ações de marketing com influenciadores digitais que tenham alto poder de influência sobre seu público (o que não quer dizer que precisam ter milhões de seguidores). 

Qual é o “poder” dos influenciadores?

Além de interferir na decisão de compra dos seguidores, esses profissionais também podem favorecer a imagem de uma marca.

A eficiência das campanhas com influencers é comprovada em números por diversas pesquisas. O Google, por exemplo, divulgou um estudo o qual indica que 6 a cada 10 assinantes do YouTube já compraram algo por indicação de criadores de conteúdos.

No Twitter, pelo menos 40% das pessoas que responderam à pesquisa indicaram que são influenciados por esses profissionais no momento da decisão de compra de algum produto ou serviço.

Contudo, um novo fator a ser analisado é que os influenciadores podem ajudar a melhorar a imagem de uma marca no mercado.

Quando uma personalidade pública querida pelo público se associa a uma empresa, muitos começam a ter outro olhar pela marca. Afinal, se aquela pessoa gosta, é porque é realmente bom. Esse é um pensamento comum entre os usuários atualmente. Inclusive, é este conceito que permeia as campanhas de marketing de influência

O grande sucesso dessa estratégia se dá porque os influenciadores são pessoas  comuns, reais, com as mesmas dores, problemas e obstáculos a serem resolvidos como todos os usuários que acompanham o que eles publicam.

Se esse profissional encontra a solução para algum desses problemas e a divulga, muitos dos usuários que se identificam vão entender que aquilo também será vantajoso para ele. 

A identificação entre seguidores e influencers é a grande chave do marketing digital. É por meio dela que os usuários começam a confiar na opinião daquela pessoa e passa a ser influenciável – de modo positivo – por ela. 

Como colocar o marketing de influência em prática: confira dicas na prática

Fica evidente que a participação das marcas na cocriação de conteúdo, campanhas com esses profissionais e patrocínio de canais em multiplataformas é mais que uma oportunidade de crescimento.

Ela será indispensável no processo de construção de valor, aumento de vendas e posicionamento de mercado. Mas como fazer uma ação com influencers? 

É sempre bom lembrar que empresas de todos os segmentos e portes podem se beneficiar com essa estratégia. Não é algo exclusivo para grandes marcas. Fazer uma ação de marketing de influência depende de vários fatores, dentre eles. É preciso encontrar o perfil ideal e planejar uma campanha que esteja em total sintonia com o público que se deseja atingir. 

O planejamento e estratégia são essenciais para o sucesso de toda e qualquer ação de comunicação, seja ela qual for – o que também se aplica às campanhas feitas em parceria com os influenciadores.

Não é só escolher o influencer que o empreendedor mais acompanha, por exemplo. O profissional deve ter o mesmo público-alvo que a marca, ter bom engajamento, influência sobre as pessoas que seguem seu perfil, entre outros fatores.

Essas premissas envolvem todas as etapas do projeto, desde a ideia inicial da campanha até a escolha do profissional, desenvolvimento da ação e mensuração das métricas de resultados.

Então, a primeira dica é planejar. O ideal é anotar todas as informações importantes da campanha, como: qual o objetivo da campanha, orçamento disponível, público-alvo, entre outros.

Faça um bom briefing com os influenciadores

Os influenciadores devem produzir conteúdos que façam sentido para o seu público, com a linguagem que estão acostumados, trazendo o produto ou serviço para a sua realidade. Desta forma, não pode ser algo que está na cabeça do cliente só porque ele gosta e acredita em um formato específico. 

Por isso, um dos fatores que mais impactam essas ações é a construção do conteúdo (a mensagem). Ou seja, além dos talk points enviados pelo cliente, é preciso analisar se a mensagem está em sintonia com a realidade do influenciador escolhido, já que a comunidade de seguidores sabe identificar se o conteúdo é real ou arquitetado pela marca, destruindo totalmente o conceito do marketing de influência.

No talk points é fundamental que a marca deixe claro qual é o principal escopo da campanha e dê subsídio suficiente para que o influenciador tenha informações para desenvolver um bom conteúdo. 

Já o influenciador deve estar atento a detalhes como dar informações confusas e incompletas sobre a marca e o produto ou serviço do qual está divulgando; fazer comparação com produtos similares; usar roupas da cor da identidade visual da marca concorrente, entre outros detalhes.

Contar com uma agência de PR Digital e de Marketing de Influência, que já sabem os caminhos e conhecem bem o setor. É importante para marcas que não podem correr riscos ou perder tempo e dinheiro se associando a perfis errados ou construindo mensagens que não serão interessantes para o seu público fiel. É preciso ficar atento. 

Tenha objetivos claros com o marketing de influência e mensure!

Qual o objetivo da marca com a campanha? Pode ser conseguir mais seguidores, preenchimento de um formulário, aumentar acessos no site, melhorar conversão em vendas e muito mais.

O ideal é ter tudo muito bem definido para conseguir mensurar os resultados posteriormente. Depois que a campanha for ao ar, é preciso monitorar e analisar o seu retorno para a empresa.

Assim é possível identificar se o investimento valeu a pena, o que pode ser melhorado, se atingiu o público certo e quais foram os resultados daquela ação. 

Essas 3 dicas devem ser consideradas em todas as estratégias de marketing de influência – são valiosas para resultados positivos. Coloque as em prática e verá seu negócio crescendo mais rapidamente no mercado. 

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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