Variedades

Quem manda em Natal é o Seturn?

Decisões do setor vem prejudicando milhares de trabalhadores que precisam utilizar do transporte público na capital do Rio Grande do Norte

Se já não bastasse oferecer um serviço de qualidade duvidosa, com veículos sucateados e horários desregulados, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) resolveu tirar de circulação quatro linhas de ônibus na capital. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), as linhas foram devolvidas pelas empresas concessionárias do transporte público.

As linhas em questão são os números: 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha). A STTU informou que foi comunicada pelas empresas sobre a devolução das linhas, mas que tenta reverter a situação. No entanto, quando o Seturn bate o pé a prefeitura de Natal sempre acata.

Desde o anúncio do aumento do diesel, as empresas ameaçaram reduzir a frota e até devolver a operação de linhas à prefeitura por alegarem não conseguir lidar com o custo do combustível atualmente.

Entre as alternativas sugeridas pelos empresários para que isso não acontecesse, estava o Poder Público subsidiar parte da operação ou aumentar a tarifa da passagem (algo inconcebível pelo serviço que oferecem).

Nas redes sociais, muitos usuários criticam as atitudes da Seturn:

Além dessas quatro, desde o início da pandemia, em março de 2020, outras 24 linhas de ônibus foram devolvidas pelas empresas ao Município, segundo a STTU.

Os ônibus também seguem circulando na cidade com menos do que os 100% da frota, o que descumpre uma decisão judicial de março do ano passado, que obrigou as empresas a colocarem nas ruas toda a frota. Algo que prejudica milhares de trabalhadores que precisam utilizar do transporte público na capital do Rio Grande do Norte.

E a prefeitura, o que faz?

A STTU informou que nesse período emitiu 107 mil notificações às empresas de ônibus por conta do descumprimento da decisão judicial.

Recentemente, a prefeitura de Natal adiou mais uma vez a licitação do transporte público para recalcular a tarifa diante do aumento do diesel. O Poder Executivo não estipulou uma nova data prevista.

O reajuste tarifário, segundo explicou a secretária da STTU, Daliana Bandeira, será inevitável diante do aumento do diesel, mas só ocorrerá após a apresentação da licitação, com o fechamento de contrato com as empresas ganhadoras. Ou seja: o Seturn manda e desmanda, prejudica milhares de trabalhadores e a prefeitura nada faz. Passa a mão na cabeça, como se fosse uma mãe mimando o filho birrento.

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Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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