Não sabe como calcular o valor do seguro prestamista? O seguro prestamista se trata de um tipo de benefício criado para que as empresas consigam receber. Em outras palavras, trata-se de uma garantia para as empresas de que as parcelas combinadas serão devidamente quitadas.
Contudo, o que poucos sabem é como se pode fazer o cálculo desse valor. Para que isso fique mais fácil, preparamos neste artigo tudo o que precisa saber. Tanto sobre o que consiste esse tipo de seguro, como também como fazer para calcular o valor deste.
O que é seguro prestamista?
Quando alguém possui uma dívida financeira, logicamente que precisa conseguir honrar as parcelas que contratou. Ou seja, não pode ficar inadimplente. Porém, pode ser o caso de esta mesma pessoa ter falta de recurso. Como, então, poderia ela conseguir honrar tal pagamento?
O seguro prestamista, por essa, além de tantas outras razões, acaba por seu um tipo de segurança para as empresas que operam com crédito. E isso também é uma proteção para o próprio cliente. Pense que numa dificuldade de quitar a dívida, esse seguro garante que esse projeto seja cumprido.
Esse tipo de seguro está sempre disponível para quando se envolve uma concessão de crédito. Isto é, quando um segurado possui um crédito, mas em algumas ocasiões precisa de uma ajuda para sanar um problema financeiro pontual.
Tipos de seguro prestamista.
Entre os tipos mais conhecidos de seguro prestamista estão os seguintes:
- Cartão de crédito.
- Financiamento seja de imóveis, eletrodomésticos e outas naturezas de bens.
- Consórcios de vários tipos, seja para imóveis, veículos ou apenas de caráter financeiro.
- Cheque especial em bancos.
- Empréstimos consignados.
Há ainda alguns outros tipos de seguro prestamista, mais da parte de empresas no ramo da saúde. Nesse caso, existem esses outros tipos de modalidades do seguro prestamista:
- Invalidez que seja permanente: pode ser total ou parcial.
- Incapacidade física temporária ou não, seja por doença, acidente ou outras coisas, que impeça a pessoa de desenvolver suas atividades.
- Morte.
- Falta de renda devido a uma perda de emprego.
Como funciona o seguro?
A primeira coisa que deve saber é que o contrato de um seguro prestamista não é feito por uma pessoa. Na verdade, o processo deve ser realizado junto á empresa que concede o crédito. Para ficar ainda mais claro, proponho tentarmos aplicar isso a um exemplo real.
Pense que você acabou de adquirir um imóvel. E os planos, conforme você pensou, é de pagá-lo em um número específico de parcelas. Porém, no meio do caminho você acaba passando por uma crise financeira, ou mesmo perde o emprego. São situações que não temos muito como prever.
O seguro prestamista entra nesse momento. Ou seja, para garantir que o projeto e as parcelas continuarão, mesmo com esse imprevisto. A cobertura desse benefício ajuda com que o cliente, o segurado, seja ajudado em momentos como esse.
Do lado da seguradora, a importância disso também é muito grande. Principalmente porque foi ela quem concedeu o crédito. O que quer dizer ser a primeira interessada em receber os valores conforme o combinado em contrato.
Como fazer o cálculo do seguro prestamista?
Nesse momento do nosso artigo você já entendeu a importância com esse seguro para sua vida. Mais do que isso, para garantir que os imprevistos não te impedirão de honrar suas dívidas.
Então, agora falaremos sobre como fazer para calcular o valor do seguro prestamista. Mas, antes disso, é necessário que saiba ainda de uma coisa imprescindível, na verdade, para qualquer seguro.
Antes de assinar um contrato de seguro, saiba muito bem qual é a cobertura oferecida por esse benefício. Em outras palavras, em quais casos você poderá solicitar essa ajuda para quitar suas dívidas. Por exemplo, no caso de demissão involuntária, como já dissemos.
Tudo isso você deverá constatar já na leitura do contrato. Portanto, dispense toda a atenção necessária na compreensão de cada um dos pontos ali apesentados. E se for o caso de alguma dúvida, não assine sem antes esclarecer muito bem aquilo que está firmando com a seguradora.
O que preciso saber para calcular o seguro prestamista?
Bom, para esse cálculo de um seguro específico que é o prestamista, alguns pontos são considerados. O primeiro deles é a idade. É claro que, por exemplo, alguém que tenha um pouco mais de idade e um emprego garantido transmite uma maior segurança à seguradora. Mas não se preocupe, pois isso se trata de apenas um dos pontos que podem influenciar na análise.
Outro ponto bem importante e de grande peso é o tempo que levará para quitar as parcelas. Ou seja, a quantidade exata de parcelas que se firmou no financiamento de um imóvel, por exemplo. Geralmente e dependendo da natureza da dívida, esse número poderá variar entre doze e trinta e seis meses para a quitação.
Por último, e talvez o mais importante, o valor da dívida também é considerado. Isso porque quanto maior for o número da dívida, maior também será o valo do seguro prestamista, evidentemente.
O que saber antes de escolher o seguro?
O seguro prestamista, assim como tantos outros, é oferecido em diversas modalidades. Ou seja, existem várias maneiras, ou planos para sermos mais exatos, que estão disponíveis. Cabe a você entender qual deles é o que melhor cabe no seu bolso, antes de assinar um contrato.
Como escolher a melhor empresa?
Há quem confie muito nos instintos para decisões financeiras como essa. Porém, não somente isso fará com que tome a melhor decisão. Por isso, vale muito a pena elaborar algumas pesquisas. Você pode começar conhecendo as dicas em artigos como esse nosso, e entender como funciona cada detalhes.
Porém, o ideal é que procure conhecer diretamente com as empresas. Hoje, sem nem sair de casa e à altura das próprias mãos, você pode ser informar sobre tudo isso. Faça contato, marque uma entrevista, demonstre interesse.
O mais importante nesse momento é que a seguradora perceba o seu interesse e contratar o seguro. Assim como o inverso, que você sinta total segurança e amparo naquilo que está fazendo.
Artigos relacionados com o tema que podem ser interessantes para você;