As alterações nos termos e condições do WhatsApp estão prestes a entrar em vigor e o aplicativo limitará as funções aos usuários que não as aceitarem.
Em janeiro de 2021, o WhatsApp causou polêmica devido à atualização dos termos de uso, uma vez que os usuários aceitaram um novo manuseio de seus dados, já que a plataforma os compartilharia com o Facebook.
Quando a atualização foi lançada, estava prevista para entrar em vigor em 8 de fevereiro de 2021 e, supostamente, as contas do WhatsApp daqueles que não aceitaram os termos seriam excluídas.
O Facebook adiou a atualização dos termos para 15 de maio e os usuários que não aceitaram os termos continuam a receber a notificação ao abrir o aplicativo.
Segundo publicação no site oficial do WhatsApp, as contas dos que não aceitaram não serão deletadas, mas receberão o lembrete de forma persistente e algumas funções serão limitadas.
“Depois de dar a todos mais tempo para revisar essas informações, continuaremos lembrando aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de revisá-las e aceitar as alterações. Depois de várias semanas, o lembrete se tornará persistente”, diz o comunicado.
De acordo com a plataforma, os recursos limitados ocorrerão em duas fases, mas não acontecerão nos aparelhos de todos os usuários ao mesmo tempo.
Na primeira fase, os usuários não poderão acessar a lista de bate-papo, mas terão acesso às mensagens do painel de notificação. O mesmo acontecerá com as ligações e as videochamadas: elas podem fazer e receber na tela de notificações, mas não dentro do aplicativo.
Depois de algumas semanas, não especificaram quantas, terá início a segunda fase em que o WhatsApp deixará de enviar chamadas e notificações para telefones. Ou seja, as contas não serão apagadas, mas se os novos termos não forem aceitos, os usuários não poderão acessar as principais funções do serviço de mensagens e o WhatsApp ficará praticamente inutilizável.
Os recursos limitados colocarão os usuários na lista de contas inativas e, de acordo com suas políticas, as contas inativas por mais de 120 dias serão removidas.
Se os usuários não quiserem continuar usando o serviço, eles podem baixar seu histórico de conversas, bem como um relatório dos dados armazenados antes de excluir sua conta. Caso contrário, os recursos limitados serão restaurados assim que os usuários concordarem com os novos termos.
A mensagem do WhatsApp é um ultimato para os usuários que não aceitaram a atualização, pois, caso não aceitem, o aplicativo deixará de funcionar de uma maneira ou outra.
Após a polêmica sobre os novos termos, um grande número de pessoas optou por migrar para serviços de mensagens como Signal ou Telegram. E você: vai aceitar os novos termos ou deixar de utilizar de vez o WhatsApp?
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.