Ciência

NASA procura voluntários para simulação de vida em Marte

A NASA está em busca de voluntários dispostos a se submeterem a uma experiência única: viver dentro de um ambiente simulado marciano, aproximadamente do tamanho de um apartamento de dois quartos, durante um ano inteiro. Esta iniciativa faz parte da segunda edição do programa CHAPEA, prevista para ocorrer na primavera de 2025, com prazo final para inscrições até o dia 2 de abril.

Uma equipe de quatro pessoas viverá e trabalhará dentro de um habitat impresso em 3D, com 1.700 pés quadrados (cerca de 518 metros quadrados), projetado para simular as condições na superfície de Marte. Esse habitat, conhecido como Mars Dune Alpha, está localizado no Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas, e inclui cozinha, dois banheiros, quartos privativos, área de trabalho e um espaço recreativo para socialização.

Se você é um cidadão americano ou residente permanente, saudável, motivado, não fumante, entre 30 e 55 anos de idade, e possui um mestrado em um campo STEM (ciência, tecnologia, engenharia ou matemática) com dois anos de experiência profissional em STEM ou 1.000 horas de experiência em pilotagem, então você pode ter o perfil necessário para a missão.

Entretanto, é importante ressaltar que essa experiência está longe de ser uma longa férias. Os quatro voluntários executarão diferentes tarefas, como se estivessem em uma missão para Marte, incluindo caminhadas espaciais simuladas, operações robóticas, manutenção do habitat, higiene pessoal, exercícios físicos e cultivo de plantas. Além disso, a equipe terá que lidar com um atraso de comunicação realista com Marte de até 22 minutos com o controle terrestre.

A tripulação da missão 1 do CHAPEA
A tripulação da missão 1 do CHAPEA (da esquerda: Nathan Jones, Ross Brockwell, Kelly Haston, Anca Selariu) (Crédito : NASA/Josh Valcarcel)

O programa CHAPEA tem como objetivo monitorar o desempenho da equipe ao longo do ano para ajudar a entender os desafios físicos e mentais que os astronautas reais podem enfrentar em Marte. A primeira equipe de voluntários entrou no habitat de Marte em junho de 2023 e tem compartilhado suas experiências por meio de imagens que mostram o cotidiano em um análogo marciano.

Com o objetivo de criar uma presença humana de longo prazo em Marte, os pesquisadores devem considerar os possíveis impactos na saúde física e mental e no comportamento. Um estudo recente sugeriu que apenas 22 pessoas seriam necessárias para manter uma colônia em Marte, e que esses habitantes de Marte deveriam ter personalidades agradáveis para garantir uma melhor sobrevivência no Planeta Vermelho.

Além da preparação para os desafios humanos, a NASA está avançando em muitas tecnologias para enviar astronautas a Marte o mais cedo possível na década de 2030. Isso inclui a produção de oxigênio a partir da atmosfera marciana, sistemas de suporte à vida que podem regenerar ou reciclar consumíveis como comida, ar e água, e o desenvolvimento de trajes espaciais que protegerão os astronautas de ambientes hostis e fornecerão todo o ar, água, controles de monitoramento biométrico e comunicações necessárias durante excursões fora de sua nave ou habitat​​.

A NASA planeja realizar um total de três missões analógicas de Marte baseadas em terra. Portanto, se você ainda não está pronto para se aconchegar com três estranhos em outro planeta, sempre haverá uma próxima oportunidade. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial do programa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Harmonia e Saúde: Seu Lar Fit Como Manter a Saúde Mental no Trabalho A Ciência da Gordura: Entendendo o Corpo Humano A Ciência de Secar: Estratégias Eficazes Dicas para Cuidar da Voz Alerta: Sinais Comuns de Câncer de Cérebro Óleo de Chia Caseiro: Simples e Saudável A Hora Certa para Bactérias Amigas Alternativas Naturais para Clarear o Cabelo Molho Shoyu: Um Aliado Inesperado para a Saúde

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.