Na noite deste domingo o Palmeiras superou o Vasco da Gama por 1×0 no Allianz Parque, em partida válida pela 21ª rodada do Brasileirão. O jogo marcou a estreia do novo manto alviverde em comemoração à terceira academia palestrina.
Realizado um dia após o Palmeiras completar 109 anos, o jogo contra o Vasco foi marcado por grandes emoções. O gol decisivo de falta do meia Raphael Veiga deu a vitória a equipe da casa.
Contudo, a festa na casa verde também traria uma baixa fundamental para o time do técnico Abel Ferreira. Ainda no primeiro tempo, o ídolo Dudu sofreu uma torção no joelho direito e precisou deixar o gramado.
A apreensão quanto a situação do baixola acabou sendo confirmada nesta segunda-feira (28), pelo Palmeiras. De acordo com o clube, Dudu sofreu uma “ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco”.
Diante deste diagnóstico, o jogador deverá ser operado nas próximas semanas. Deste modo, provavelmente só retornará ao elenco na próxima temporada.
Temporada de Dudu
Na atual temporada, Dudu foi fundamental para o Palmeiras. O ídolo palmeirense marcou 3 gols e deu 7 assistências, atuando em 42 jogos.
Contra o Água Santa, na final do Paulistão foi um dos melhores jogadores em campo, em uma atuação fundamental para o título. Pela Libertadores e também no Brasileirão, Dudu teve atuações de gala, formando a trinca de atacantes “baixinhos” do Palmeiras ao lado de Arthur e Rony.
A mudança de lado de campo, no início do Brasileirão, fez Dudu passar a atuar pela esquerda. Em função disso, a parceria com o lateral-esquerdo Piquerez vinha rendendo ótimas oportunidades e muita força ofensiva para a equipe.
Recentemente jogando, mesmo fora dos seus 100% fisicamente, vinha sendo decisivo na Libertadores. Contra o Atlético-MG e na última quarta-feira (23), diante do Deportivo Pereira, Dudu foi peça fundamental no esquema de Abel Ferreira.
Dudu no Palmeiras
Dudu também é um dos atacantes que mais atuaram pelo Palmeiras. São 441 jogos, 258 vitórias, 88 gols e 101 assistências pelo Verdão. Somam-se a isso 11 títulos conquistados desde sua chegada ao clube em 2015.
Opções para a função
Embora o Palmeiras não tenha outro jogador no mesmo nível técnico na função. Outros atletas tem se destacado pela beirada de campo. É o caso do meia John John, que foi titular algumas vezes na função de Dudu.
Breno Lopes (herói da Libertadores contra o Santos) também é figurinha carimbada na equipe de Abel. Além disso, outro que também cumpre essa função é Kevin, jovem e promissor ponta vindo da base alviverde, mas que ainda não ganhou oportunidades de atuar na equipe principal.
Endrick de volta ao time?
Uma outra opção que o técnico Abel Ferreira já usou é jogar com dois atacantes mais centralizados e alternando na ponta-esquerda. No início do ano, a equipe atuou com Dudu na ponta-direita (na função ocupada hoje por Arthur), Rony mais à esquerda e Endrick centralizado.
A formação também poderá ser uma opção para dar mais oportunidade ao jovem atacante palmeirense. Na atual temporada, Endrick, de apenas 17 anos, tem sofrido com suas primeiras oscilações como profissional, o que o levou a perder espaço entre os 11 iniciais.
Vale lembrar que o atacante já foi vendido ao Real Madrid e deverá permanecer no elenco do Palmeiras até o meio do próximo ano. Devendo ser integrado aos merengues no início da temporada europeia 2024/2025.