O Flamengo iniciou a defesa do título da Libertadores com uma derrota para o Aucas, na noite da última quarta-feira (05/04), no Equador. A equipe rubro-negra perdeu por 2 a 1, de virada, no estádio Chillogallo, em Quito, pela primeira rodada do Grupo A. Matheus França abriu o placar para o Flamengo, mas os donos da casa viraram o jogo no segundo tempo, com gols de Castillo e Ordoñez.
O Aucas, que venceu o Campeonato equatoriano de 2022, é uma equipe estreante na Libertadores e não tem tradição no torneio. O jogador mais conhecido do elenco é o meia Otero, que já defendeu Corinthians e Atlético-MG.
Como foi o jogo
A estreia do Flamengo na Libertadores não foi como o torcedor rubro-negro esperava. O time perdeu de virada para o Aucas, por 2 a 1, em partida disputada no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, na altitude de 2.800 metros de Quito.
A primeira etapa foi de domínio rubro-negro, que teve mais posse de bola e finalizações. Aos 39 minutos, Matheus França abriu o placar para o Flamengo. O gol foi marcado após assistência de Pablo.
No segundo tempo, o Aucas voltou melhor e empatou logo aos 7 minutos, com gol de Jhonny Quiñónez. O Flamengo pressionou, mas não conseguiu marcar o segundo gol. Aos 30 minutos, o Aucas virou o jogo com um gol de Anderson Naula.
Com a derrota, o Flamengo ocupa a última posição do Grupo A. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o Ñublense, no Chile, no dia 12 de abril.
O técnico Vítor Pereira surpreendeu na escalação, poupando os principais jogadores de olho no segundo confronto da decisão do Campeonato Carioca, no domingo (09).
O Flamengo agora enfrenta o Fluminense no segundo jogo da final da competição. Com a vitória por 2 a 0 na primeira partida, o Rubro Negro tem a vantagem de poder até perder por um gol de diferença para conquistar o título. Mas, mesmo assim, a expectativa é de um jogo muito disputado, já que se trata de um clássico.