Após o reinício da rebelião na manhã desta quinta-feira (19), policiais militares do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) entraram mais uma vez na Penitenciária Estadual de Alcaçuz para tentar retomar o controle da unidade.
Nesta nova rebelião, os presos das duas facções que comandam o presídio voltaram a se enfrentar em uma luta campal resultando em mais mortes. No final da tarde, apenados atearam fogo em um dos pavilhões. Uma enorme cortina de fumaça preta saía de dentro do presídio.
Mais cedo, o governador Robinson Faria havia informado que as forças policiais iriam tomar o controle do presídio ainda hoje com uma espécie de ‘parede humana’ para separar as facções PCC e Sindicato do RN. Os policiais permanecerão no local até a construção de uma parede. Por volta das 16h30 presos atearam fogo no pavilhão 3. De longe era possível ver a fumaça preta que saía do pavilhão.
Possivelmente novos mortos serão encontrados no local em um cenário cada vez mais parecido com uma guerra. “Os presos estão armados e se matando”, disse o major Eduardo Franco, da assessoria de comunicação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Forças Armadas
Com o caos instalado no Rio Grande do Norte desde o último sábado (14), quando detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz iniciaram uma rebelião, o governador Robinson Faria solicitou nesta quinta-feira (19) ao presidente Michel Temer o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança nas ruas de Natal e do interior.
Temer já autorizou o auxílio dos militares no policiamento ostensivo das ruas da capital potiguar, mas ainda não há previsão de quantos homens das Forças Armadas desembarcarão na capital do Rio Grande do Norte nem quando eles irão chegarão ao estado.
Ataques
Desde a transferência de presos do presídio de Alcaçuz, o Rio Grande do Norte sofre com ataques a ônibus e pânico autorizados por uma das facções que domina o estado. A frota de ônibus teve de ser recolhida ontem e hoje por temores de novos ataques. Garagens, veículos públicos e até mesmo delegacias foram atacadas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.