Com 100% das urnas apuradas, está definida a disputa em segundo turno para o governo do Rio Grande do Norte entre Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo Alves (PDT). A candidata petista registrou pouco mais de 748 mil votos, 46,17% do total de votos apurados e Alves, 526,933 mil votos, 32,45%. Os votos brancos somam 4,38% (86 mil) e os nulos 13,21% (259 mil).
O atual governador Robinson Faria (PSD) teve apenas 11,85% dos votos; Breno Queiroga (SOLIDARIEDADE), 6,56%; e Professor Carlos Alberto (PSOL), 1,93%.
O segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro. Oito candidatos estavam na corrida pelo governo do Rio Grande do Norte. Eles disputavam os votos de eleitores espalhados nos 167 municípios do estado. Com 3,479 milhões de habitantes, o estado tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma das maiores rendas per capita da Região Nordeste.
Também nestas eleições, Styvenson Valentim e a doutora Zenaide Maia foram eleitos senadores pelo estado.
Fátima já era apontada pelas pesquisas Ibope como a líder das intenções de voto, inclusive no último sábado (6), com 45% dos votos válidos. Atualmente ela ocupa o cargo de senadora, conquistado em 2014. Se eleita, vai ocupar pela primeira vez um cargo do Poder Executivo. Professora e sindicalista, Fátima entrou na carreira político-eleitoral em 1994, como deputada estadual. Foi reeleita uma vez e, antes de chegar ao Senado, cumpriu três mandatos na Câmara Federal.
Carlos Eduardo também era apontado pelas pesquisas para o segundo turno, com expectativa de 32% dos votos válidos. Ele já foi prefeito de Natal por quatro vezes e deixou a chefia do Poder Executivo em abril deste ano para concorrer ao governo do estado. Ele começou na vida política como deputado estadual em 1986, ocupando o cargo por quatro mandatos consecutivos. Também foi secretário de estado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.