Rio Grande do Norte

Exportações do RN crescem 25,4% em janeiro de 2023

Os principais mercados de destino para as exportações do RN em janeiro foram Singapura, Países Baixos, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido

As exportações do Rio Grande do Norte tiveram um excelente começo em 2023, de acordo com um relatório do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do RN (CIN-FIERN). O estado registrou um aumento de 25,4% em suas exportações em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os principais produtos exportados foram o diesel marítimo, que teve um crescimento de 46,5%, seguido por melões, que cresceram 34,9%. Além disso, melancias, sal e pedras preciosas e semipreciosas também tiveram destaque nas exportações.

Os principais mercados de destino para as exportações do RN em janeiro foram Singapura, Países Baixos, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido. Esses mercados também seguem as tendências de 2022, com pequenas variações entre os principais produtos exportados.

Em relação às importações, houve uma queda significativa de 53,2% em janeiro deste ano em relação a janeiro de 2022. O trigo foi o principal produto importado, representando 26,6% do total. Além disso, máquinas e equipamentos diversos, fertilizantes, embalagens e outros itens e insumos industriais também foram importados.

Embora a redução nas importações tenha ajudado no aumento do saldo comercial de 253,6%, a corrente de comércio ficou 7,5% menor do que em janeiro anterior.

Luiz Henrique Guedes, responsável técnico pelo CIN/FIERN, explicou que não é possível estabelecer previsões para o ano de 2023 com base apenas nesses resultados iniciais. No entanto, os números positivos nas exportações do RN podem ser considerados um bom sinal para a economia do estado.

O crescimento das exportações pode ser resultado do trabalho contínuo das empresas do estado em melhorar a qualidade dos produtos, bem como da promoção de parcerias internacionais e do uso de tecnologias mais avançadas para aumentar a eficiência e reduzir os custos de produção.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.