Rio Grande do Norte

RN tem a terceira maior média de comparecimento no primeiro dia do Enem

Estado ficou atrás apenas do Sergipe e Piauí; Exame continuará no próximo domingo (20 de novembro)

O Rio Grande do Norte ficou em terceiro lugar entre os 27 estados brasileiros com maior taxa de comparecimento – 74,6% de um total de 86.422 inscritos – no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram aplicadas no domingo (13), criando a expectativa de que ocorra o mesmo no próximo domingo (20).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Rio Grande do Norte ficou atrás apenas do Sergipe e Piauí, com 76,2% e 74,9%, c, e à frente da Paraíba, com 74,3%, todos da região Nordeste, enquanto a média nacional foi de 72,1%.

Ao todo, 2,49 milhões de participantes compareceram ao primeiro dia do Enem/2022 neste domingo, 13 de novembro. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital).

O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Melhores taxas de comparecimento

  • SE: 76,2
  • PI: 74,9
  • RN: 74,6
  • PB: 74,3
  • SP: 73,9
  • SC: 73,4
  • CE: 73,3

Inscrições do Enem no RN

  • 2020: 66.023*
  • 2021: 80.817
  • 2022: 86.422

(*) Número de inscritos afetado pela pandemia do coronavírus

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.