Cães e gatos podem 'proteger' os donos da perda de memória

Círculo traçado
Círculo traçado

Segundo Estudo

Criar um animal de estimação, como um cachorro ou gato, especialmente por cinco anos ou mais, pode estar associado a um declínio cognitivo mais lento em adultos mais velhos.

Círculo traçado

Segundo Tiffany

“Estudos anteriores sugeriram que o vínculo humano-animal pode trazer benefícios à saúde, como diminuir a pressão arterial e o estresse”, disse a autora do estudo.

Círculo traçado

Alvo do Estudo

O estudo analisou dados cognitivos de 1.369 idosos com idade média de 65 anos que tinham habilidades cognitivas normais no início do estudo.

Amostra do Estudo

Um total de 53% possuía animais de estimação e 32% deles eram donos de animais por um bom período de tempo, definidos como aqueles que possuíam animais de estimação por cinco anos ou mais.

Testes

Nesse estudo, as pessoas receberam vários testes cognitivos. Os pesquisadores usaram esses testes cognitivos para desenvolver uma pontuação cognitiva composta para cada pessoa, variando de zero a 27.

Resultados

Ao longo de seis anos, as pontuações cognitivas diminuíram em um ritmo mais lento em donos de animais de estimação. Essa diferença foi mais forte entre os donos de animais de longa data.

Segundo Pesquisadora

“Como o estresse pode afetar negativamente a função cognitiva, os potenciais efeitos de amortecimento do estresse com a posse de animais de estimação podem fornecer uma razão plausível para nossas descobertas”.

'Protegem' os adultos

Arraste pra cima e veja todas as informações sobre o estudo e os resultados