Mundo Pet

Cães e gatos podem ‘proteger’ os donos da perda de memória na vida adulta

Estudo analisou dados cognitivos de 1.369 idosos com idade média de 65 anos

Criar um animal de estimação, como um cachorro ou gato, especialmente por cinco anos ou mais, pode estar associado a um declínio cognitivo mais lento em adultos mais velhos, de acordo com um estudo preliminar divulgado pela Academia Americana de Neurologia.

Estudos anteriores sugeriram que o vínculo humano-animal pode trazer benefícios à saúde, como diminuir a pressão arterial e o estresse”, disse a autora do estudo, Tiffany Braley, do Centro Médico da Universidade de Michigan, na cidade de Ann Arbor. “Nossos resultados sugerem que a posse de animais de estimação também pode ser um escudo contra o declínio cognitivo”.

O estudo analisou dados cognitivos de 1.369 idosos com idade média de 65 anos que tinham habilidades cognitivas normais no início do estudo.

Um total de 53% possuía animais de estimação e 32% deles eram donos de animais por um bom período de tempo, definidos como aqueles que possuíam animais de estimação por cinco anos ou mais. Dos participantes do estudo, 88% eram brancos, 7% eram negros, 2% eram hispânicos e 3% eram de outra etnia ou raça.

Os pesquisadores usaram dados do Health and Retirement Study, um grande estudo do Medicare. Nesse estudo, as pessoas receberam vários testes cognitivos. Os pesquisadores usaram esses testes cognitivos para desenvolver uma pontuação cognitiva composta para cada pessoa, variando de zero a 27. A pontuação composta incluiu testes comuns de subtração, contagem numérica e recordação de palavras.

Os pesquisadores então usaram as pontuações cognitivas compostas dos participantes e estimaram as associações entre os anos de posse de animais de estimação e a função cognitiva.

Cães e gatos podem proteger os donos da perda de memória na vida adulta
Pixabay / congerdesign

Ao longo de seis anos, as pontuações cognitivas diminuíram em um ritmo mais lento em donos de animais de estimação. Essa diferença foi mais forte entre os donos de animais de longa data. Levando em consideração outros fatores conhecidos por afetar a função cognitiva, o estudo mostrou que os donos de animais de estimação de longo prazo, em média, tinham uma pontuação composta cognitiva 1,2 pontos maior em seis anos em comparação com os donos que não tinham animais de estimação.

Os pesquisadores também descobriram que os benefícios cognitivos associados à posse de animais de estimação por mais tempo foram mais fortes para adultos negros, adultos com educação universitária e homens. Braley diz que mais pesquisas são necessárias para explorar ainda mais as possíveis razões para essas associações.

Como o estresse pode afetar negativamente a função cognitiva, os potenciais efeitos de amortecimento do estresse com a posse de animais de estimação podem fornecer uma razão plausível para nossas descobertas”, disse Braley. “Um animal de companhia também pode aumentar a atividade física, o que pode beneficiar a saúde cognitiva. Dito isso, mais pesquisas são necessárias para confirmar nossos resultados e identificar os mecanismos subjacentes a essa associação”.

Uma limitação do estudo foi que a duração da posse do animal de estimação foi avaliada apenas em um ponto no tempo, de modo que as informações sobre a posse de animais em andamento não estavam disponíveis.

O estudo será apresentado na 74ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, realizada pessoalmente em Seattle, de 2 a 7 de abril de 2022 e virtualmente, de 24 a 26 de abril de 2022.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.