Autoescola pode deixar de ser obrigatória

Lined Circle
Lined Circle

Projeto de lei

Um projeto de lei que propõe mudanças no processo para tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avançou na tramitação no Congresso.

Lined Circle

Projeto de Lei

O PL 6.485/2019, entre outros pontos, desobrigaria que o futuro motorista faça aulas em autoescola para tirar a CNH. De autoria da senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

Lined Circle

Proposta

A ideia na proposta original é que provas teóricas e práticas sigam sendo exigidas. O que mudaria, pela proposta, é que os alunos poderiam se preparar individualmente ou com instrutores independentes.

Segundo a Senadora

No texto, Abreu argumenta que a CNH poderia se tornar mais acessível com as mudanças. A senadora afirma no projeto que “o valor total para obtenção da CNH pode chegar a R$ 3 mil”.

Instrutores particulares

O projeto permite que o cidadão possa contratar instrutores particulares para a obtenção da CNH. Esses instrutores precisariam se credenciar junto ao Detran do seu estado.

O Projeto

Se o projeto for aprovado pela CCJ, ele poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. Ele só será analisado pelo Plenário do Senado se houver requerimento para que isso aconteça.

Gratuidade

Os beneficiários seriam cidadãos buscando a primeira CNH nas categorias A e B. Também poderiam ser contemplados os que já têm carteira, mas buscam uma mudança de categoria com objetivos profissionais.

Autoescola para CNH

Arraste pra cima e veja todas as informações sobre o projeto de Lei