Nos últimos anos surgiu uma novidade nas indústrias de produtos de limpeza, as vagens de lavanderia, que são pacotes coloridos que podem ser facilmente jogados na máquina de lavar, porém elas não são apenas convenientes, elas são muito perigosas para crianças.
O Hospital Infantil Nationwide, em Columbus, Ohio, produziu uma nova pesquisa que constatou que de 2012 até 2013, os centros de controle de veneno dos EUA receberam 17.230 relatos de crianças com menos de 6 anos de idade, que engoliram, inalaram ou foram exposto a produtos químicos em vagens com detergentes para a roupa. Quase dois terços dos casos envolveram crianças com 1 e 2 anos de idade. Um total de 769 crianças tiveram de ser hospitalizadas, uma média de uma por dia.
As crianças são atraídas pelo formato do objeto e gostam de pegá-lo e brincar com ele, com isso elas acabam estourando o produto ou até mesmo o engolindo.
O estudo descobriu que os efeitos do consumo das vagens são: vômitos (48 % dos casos), tosse e asfixia (13 %), dor nos olhos ou irritação (11 %), sonolência (7 %), dor na boca, ardor, dificuldade respiratórios, e lesões na traqueia.
Os especialistas recomendam aos fabricantes que tirem as características que fazem vagens serem atraentes para crianças, pois elas são brilhantes, coloridas e moles. Além disso, sua embalagem não deve ser transparente, para que as crianças não sejam tentados a abri-las.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.