Variedades

Ucrânia e Rússia assinam acordo para exportação de grãos

Acordo pode estabilizar os preços de gêneros alimentares no mercado internacional

(ANSA) – A Ucrânia e a Rússia assinaram nesta sexta-feira (22) um acordo mediado pela Turquia para permitir a exportação de trigo e outros cereais através do Mar Negro.

O pacto foi firmado em Istambul, na presença do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e afasta o risco de uma crise alimentar global provocada pelo bloqueio naval russo aos portos ucranianos.

O primeiro a assinar o acordo foi o ministro da Defesa da Rússia, Sergey Shoigu. Após o representante de Moscou sair da mesa, o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, se sentou e também firmou o documento.

“Eu já disse que essa guerra não terá vencedores nem vencidos, o único derrotado será o mundo, mas esperamos que este acordo reabra uma espiral pela paz”, declarou Erdogan na cerimônia, que ainda teve a presença do oligarca russo Roman Abramovich, ex-dono do Chelsea e que já havia tentado mediar negociações entre Kiev e Moscou.

O acordo vem sendo celebrado como o primeiro entre Ucrânia e Rússia desde o início da guerra, mas o gabinete do presidente Volodymyr Zelensky esclareceu que o pacto foi assinado por cada um dos lados com a Turquia e a ONU, e não diretamente entre si.

“O acordo de hoje é um farol no Mar Negro”, comemorou Guterres, acrescentando que o compromisso vai estabilizar os preços de gêneros alimentares no mercado internacional. “Hoje é um dia histórico, estamos evitando a fome juntos”, reforçou Erdogan.

O documento prevê a criação de corredores seguros para a exportação de cereais através de três portos ucranianos no Mar Negro, incluindo o de Odessa, o principal do país. Isso permitirá distribuir cerca de 25 milhões de toneladas de grãos nos próximos meses.

Segundo o acordo, navios mercantis não precisarão de escolta militar para acessar a costa da Ucrânia, e as exportações serão monitoradas por um centro de coordenação em Istambul. Se houver necessidade de inspeções em cargueiros, as vistorias serão feitas por grupos conjuntos.

Ainda assim, Kiev prometeu adotar “respostas militares imediatas” caso haja “provocações” da Rússia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Incenso Caseiro para Relaxar ao Ar Livre! Turbine o Crescimento do seu Cabelo: Dicas Infalíveis! O Charme Atemporal da Estampa de Oncinha Prevenindo Lesões Durante Exercícios Descubra a Regra das 5 Horas de Gates e Musk Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.