A Agência Espacial da Índia divulgou na última quinta-feira (2) a primeira foto tirada pela sonda espacial Mangalyaan. Essa foi a primeira foto da sonda a chegar à Terra e a paisagem surge um tanto quanto desfocada. Segundo a edição desta quinta-feira do diário indiano The Hindu, os responsáveis da ISRO consideraram as fotos “de boa qualidade”.
A sonda pesa menos de 1,5 toneladas e foi lançada no dia 5 de Novembro de 2013. A câmera da Mangalyaan foi o primeiro de cinco equipamentos a serem ligados poucas horas depois de entrar em órbita. Outros instrumentos entrarão em funcionamento nos próximos dias. A missão indiana a Marte custou em torno de R$ 200 milhões, uma das mais baratas do gênero, mais econômica até do que o filme Gravidade, de Hollywood, que teve orçamento estimado em R$ 250 milhões, como lembrou o Primeiro-Ministro da Índia Narendra Mod.
A Mangalyaan tem um tempo de vida previsto de seis meses, após o qual ficará sem combustível. Leva a bordo vários sensores destinados a medir a presença de metano na atmosfera, à procura de sinais da presença de vida primitiva no planeta vermelho.
Com esta missão, a Índia tornou-se o primeiro país asiático a chegar a Marte.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.