A Terra já passou por situações que provocaram serias consequências para os seres que vivem ou viveram nela, ao logo de suas centenas de milhões de anos de idade. Segundo cientistas, o planeta Terra já passou por cinco momentos de extinção em massa, o pior deles aconteceu a 250 milhões e dizimou 96% das espécies aquáticas e 70% das espécies terrestres.
O planeta esta prestes a mais uma catástrofe global, cientistas dizem que estamos nos aproximando do sexto momento de extinção em massa, eles acreditam que pode eliminar ainda mais espécies da Terra e talvez até os seres humanos. De acordo com um relatório do IPCC já em 2007, foi estimado que 20% a 30% das plantas e dos animais devem enfrentar um alto risco de extinção em um futuro próximo se a Terra continuar a esquentar como hoje.
A próxima extinção em massa pode ocorrer nos próximos 60 mil anos, segundo as estimativas atuais. E o principal responsável por acelerar esse processo é o próprio homem, que causa interferências muito prejudiciais para a estabilidade da natureza, o principal aspecto é a poluição produzida, capaz de aumentar a temperatura do planeta em questão de décadas, coisa que a Terra demorou milênios para esfriar e favorecer a manutenção da vida. Para os cientistas somente os mais preparados sobreviverão, mas podemos retardar esse processo de extinção com medidas ecológicas e de sustentabilidade que é mundialmente defendida e raramente praticada.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.