O cenário político brasileiro tem deixado a população em um ambiente de insegurança econômica. Os preços sobem, as dívidas aumentam e a negociação é cada vez mais complicada. Neste cenário instável é muito comum, no momento do desespero, cair em tentação e recorrer a empréstimos. Mas será que a população está preparada para identificar uma possível fraude nessa transação?
Segundo pesquisa da Serara Experian, nos primeiros quatro meses deste ano as tentativas de fraude caíram 11% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. A explicação seria justamente a crise e o cenário atual do país que inibem os consumidores a buscarem credito no varejo. Porém, uma nova categoria de crédito surgiu no mercado, o empréstimo online. A Lendico, maior plataforma de crédito online no Brasil, tem algumas dicas para que os consumidores não caiam na fraude online.
Pesquisar, simular e contratar
Para achar a melhor taxa no mercado e fazer as pazes com a conta corrente de novo é preciso pesquisar e simular quantas vezes for necessário, até que seja seguro contratar o empréstimo ideal.
Saber quem é a empresa que está oferecendo o empréstimo
Pesquisar mais sobre a empresa encontrada online, saber qual o tempo de operação, se ela já teve alguma matéria veiculada na imprensa nos últimos três meses. Por que fazer tudo isso? Para se certificar de que a empresa é idônea. Para uma confirmação certeira, entrar em contato com o Banco Central é sempre a melhor opção.
O depósito antecipado é proibido por lei
Qualquer tipo de quantia antecipada que seja solicitada por uma empresa para a liberação do empréstimo é terminantemente proibida pelo Banco Central. Essa prática é contra a lei e configura uma tentativa de fraude ou golpe.
Mídias sociais se tornaram aliadas do consumidor
Redes sociais como Twitter, Facebook e até mesmo sites especializados como o Reclame Aqui, servem de referência na hora de escolher o melhor lugar para conseguir o crédito. Essas plataformas são aliadas na hora de avaliar a credibilidade e reputação da companhia no mercado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.