Uma empresa de construção foi duramente criticada em uma cidade alemã após instalar um conjunto, supostamente aleatório, de tijolos em forma de uma suástica. O erro da empresa foi rapidamente descoberto por moradores da cidade de Goslar, noroeste da Alemanha, que acionaram a polícia imediatamente. As informações são do Daily Mail.
Qualquer uso de símbolos nazistas é ilegal na Alemanha, a polícia foi chamada ao local, mas os construtores afirmam que o formato dos tijolos foi um acidente. A nova calçada tinha acabado de ser apresentado oficialmente na zona pedonal de uma das principais ruas comerciais de Goslar, Lower Saxony. A polícia confirmou que houve de fato uma suástica no meio da passarela recém-instalada, mas disse que não poderia determinar que ele tinha sido feito deliberadamente.
Funcionários do Conselho da Cidade no entanto, disse que sem intenção ou não, eles devem reorganizar a alvenaria e erradicar o símbolo nazista. Um porta-voz do conselho da cidade cristã Burgart disse ao Mail Online: “Nós não toleramos esse tipo de comportamento aqui. É imperdoável, portanto pedimos que seja removido imediatamente.”. Ele acrescentou: “Este símbolo não tem nada a ver com a nossa cidade e não tem lugar aqui.”.
Um porta-voz da polícia disse: “Não temos nenhuma pista, estamos mantendo nossas opções abertas e investigando. Estamos falando com a construtora responsável pela nova calçada. Eles alegam que não foi intencional, mas apenas um erro inocente, e já consertou “.
A lei alemã proíbe “o uso de símbolos de organizações inconstitucionais”, abrangendo todo simbolismo nazista e, como resultado, a suástica. O Código Penal alemão proíbe qualquer forma de exibição de uma suástica, mesmo se usado em situações “inocentes”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.