Variedades

Moraes determina prisão de Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro

A prisão de Torres havia sido solicitada ainda no dia 8 de janeiro pela Advocacia Geral da União

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (10 de janeiro) a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, exonerado do cargo no último domingo (8) durante a invasão de bolsonaristas ao Congresso, Palácio do Planalto e prédio do STF.

O pedido de detenção ocorre no mesmo momento em que a Polícia Federal está realizando uma operação de busca e apreensão na residência. No entanto, Torres está de férias nos Estados Unidos com a família.

A decisão de Moraes também veio após a determinação da prisão do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF coronel Fábio Augusto Vieira, responsável pelo esquema de segurança em Brasília no domingo. Vieira havia sido exonerado de sua função pelo interventor federal de segurança, Ricardo Capelli.

A prisão de Torres, que é ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro, havia sido solicitada ainda no dia 8 de janeiro pela Advocacia Geral da União (AGU).

Assim como o governador do DF, Ibaneis Rocha, também afastado do cargo por determinação do ministro do STF, todos são apontados como possíveis responsáveis por “falhas” ou “omissões” no esquema de segurança.

Os bolsonaristas foram escoltados até a Praça dos Três Poderes pela PM e, lá, iniciaram a invasão e a destruição dos prédios federais.

Até o momento em que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a intervenção federal na segurança do DF, os terroristas e vândalos conseguiram agir livremente na área por cerca de três horas e meia.

Após a decisão de Lula, a tropa de Choque e a Força Nacional de Segurança, além de agentes das polícias dos três poderes, conseguiram retirar os criminosos dos prédios em cerca de uma hora.

Com informações da agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.