O fenômeno conhecido como Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, irá aparecer pela última vez em 2014 nesta quarta-feira (8) e poderá ser vista a olho nu em alguns países da América do Norte e Latina.
Durante este fenômeno astronômico, a Lua entra na sombra da Terra e depois sai dela, “tingida” de diferentes tons de vermelho porque continua sendo iluminada mesmo durante o eclipse total. Os habitantes da Terra podem observar eclipses lunares totais graças à atmosfera do nosso planeta, na qual as imagens da Lua e do Sol, distorcidas pela refração atmosférica, “sobem” sobre o horizonte. De forma que o Sol pode ser visto durante alguns minutos antes do seu nascer e a Lua, alguns minutos após o pôr.
Para os habitantes do Brasil o fenômeno estará visível por volta das 6 horas da manhã desta quarta-feira, dia 8, as pessoas na região Norte e em parte do Mato Grosso do Sul poderão assistir ao fenômeno a olho nu.
Este é o segundo fenômeno de Lua Sangrenta em 2014, o primeiro ocorreu em abril. Em 2015, serão mais dois eclipses lunares, completando a chamada “Tétrade”. O eclipse desta quarta-feira começará a fase parcial quando a lua entrar na “sombra” da Terra (também chamada de sombra umbra). Isso acontecerá por volta das 5h15 EDT (6h15 em Brasília). Depois, a sombra umbral percorre a superfície da Lua, da esquerda para a direita. Às 7h25, no horário de Brasília, o eclipse é total e a lua fica totalmente à sombra e aparece avermelhada.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.