Na segunda-feira (10) Israel permitiu que os pescadores de Gaza exportassem o pescado para a Cisjordânia pela primeira vez desde 2007. O carregamento de mais de 730 kg de peixes marcou uma flexibilização simbólica de um bloqueio israelense depois de muito tempo sobre a Faixa de Gaza.
Israel, que impôs o bloqueio em conjunto com o Egito depois que tomou o poder em Gaza, concordou em afrouxar as restrições depois de uma guerra de 50 dias contra o grupo militante islâmico.
A mudança veio um dia depois de Israel deixou 16 toneladas de pepino passar de Gaza para a Cisjordânia, também pela primeira vez em anos. Gaza exportava até 1.200 toneladas de peixe para a Cisjordânia anualmente, antes do bloqueio.
Attalah disse que o produto é 60 por cento menos do que as 4.000 toneladas de peixes capturadas anualmente quando os pescadores foram capazes de chegar a até 12 milhas.
O peixeiro Gaza Munir Abu Hassira e seu parceiro de negócios foram os dois únicos comerciantes aprovados para enviar aos palestinos na Cisjordânia. Um de seus trabalhadores colocou um adesivo nas caixas onde estava escrito: “Peixe fresco, um produto palestino de Gaza”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.