Morador de Barreiros, em São Gonçalo do Amarante/RN, Francisco Xavier do Nascimento, de 112 anos de idade, recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 na última quarta-feira (17). O município deu inicio à imunização em idosos com 90 anos ou mais, e a aplicação está acontecendo na casa do usuário por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
Falante e feliz, seu Francisco disse que nunca deixou de tomar uma vacina. “Vacina é natural, é uma coisa importante. Pra mim é um bem da vida. Uma coisa boa que não tenho preconceito”, disse deixando um recado para população: “Quando o doutor (equipe) vier, se vacine. É uma coisa importante. Não faz medo, não é uma coisa do outro mundo”, pontuou.
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN iniciou na quarta-feira (10) a vacinação contra a covid-19 em idosos acamados com mais de 75 anos e em idosos com 90 anos ou mais. Esses pacientes serão imunizados em casa pelas equipes de saúde da família.
Brasil ultrapassa Itália em número de mortes por Covid-19
Educação do RN lança aplicativos para realização de aulas online
Pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 é prorrogado
Acordo prevê máximo de 20 dias para análise de auxílio emergencial
Pesquisa aponta que 69% dos consumidores tiveram perda de renda durante pandemia
O município recebeu 980 doses da Coronavac, das quais, 610 doses serão para a segunda dose nos profissionais da saúde e 380, nos idosos dessa etapa. “Iremos até os idosos, em suas casas, para que eles não saiam e arrisquem suas vidas nas unidades de saúde”, observa o secretário de saúde Jalmir Simoes.
São Gonçalo do Amarante tem usado equipes itinerantes para a aplicação da vacina desde a primeira remessa aplicada nos trabalhadores de saúde. “Essa estratégia tem evitado aglomeração e dado maior segurança e atenção aos nossos profissionais, que não deixaram suas funções para serem vacinados”, disse Simões.
Cronograma de vacinação:
- A partir do dia 10 de fevereiro: Idosos acamados acima dos 75 anos;
- A partir do dia 17 de fevereiro: Idosos acima dos 90 anos;
- A partir de 22 de fevereiro: Caso o município tenha doses remanescentes, serão vacinados idosos dos 85 aos 89 anos. Após finalizar essa faixa, e caso ainda restem doses, a SMS aplicará em idosos dos 80 aos 84 anos. E, por fim, podem receber a dose os idosos dos 75 aos 79 anos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.