Manifestantes do grupo denominado “300 do Brasil” foram retirados da área externa do prédio do Congresso Nacional pelos seguranças do Senado Federal (Polícia Legislativa).
O ordem veio do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após os manifestantes tentarem invadir áreas internas na tarde deste sábado (13), segundo informou a Agência Senado.
Confira a nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência do Senado:
“A assessoria de imprensa da presidência do Senado informa que na tarde desde sábado (13), um grupo denominado “300 do Brasil” tentou invadir áreas restritas do Congresso Nacional. O grupo chegou a subir no prédio, na parte externa onde ficam gôndolas, próximo às cúpulas do Congresso Nacional.
Assim que tomou conhecimento do ato, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre determinou à polícia legislativa que fizesse a retirada do grupo. No momento, a polícia negocia com os manifestantes de maneira pacífica.
Assessoria de Imprensa da Presidência“
Por meio das redes sociais, a líder do grupo, Sara Winter, disse que o acampamento que mantinha em Brasília “foi derrubado”. Ela ainda declarou “subimos o tom, e acabamos de invadir o Congresso!”.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido. “Ainda, o Decreto nº 40.509/20, que trata de medidas de enfrentamento à pandemia, proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem a autorização prévia do GDF. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) esclarece que as forças de segurança atuaram em apoio ao DF legal para desmontar os acampamentos irregulares, de acordo com a legislação local. Houve diversas tentativas de negociação para a desocupação da área, mas não houve acordo. Os acampamentos foram desmontados sem confronto”, finaliza a nota.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.