A vida de um Microempreendedor Individual (MEI) não é fácil. Além das preocupações diárias com gestão e lucratividade, uma ameaça corriqueira vem causando preocupação: a fraude. Recentemente, surgiram diversas tentativas de golpe envolvendo MEIs. A boa notícia é que, com atenção e informação, é possível se proteger.
O Portal do Empreendedor (direcionado a quem é MEI) tornou-se alvo de fraudadores, que buscam enganar microempreendedores desavisados. Contudo, é fundamental destacar que o portal não envia mensagens solicitando pagamento ou qualquer tipo de correspondência que exija alguma compensação financeira. Isso já é um sinal de alerta para quem recebe tais mensagens.
Cobranças indevidas e a ação de associações
Muitas vezes, são feitas cobranças por associações ou oferecimento de serviços privados, como inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI. Entretanto, vale lembrar que estas cobranças só poderão ser feitas se houver uma demanda prévia do próprio MEI. Assim, é imprescindível estar atento e, em caso de dúvida, não efetuar o pagamento.
Como reconhecer um Boleto Falso?
Uma das fraudes mais comuns envolve o envio de boletos falsos. A contribuição mensal do MEI, conhecida como guia DAS, é emitida exclusivamente pelo site oficial do Governo Federal. Qualquer cobrança recebida por e-mail ou outras vias deve ser verificada cuidadosamente antes de qualquer pagamento.
Dicas para evitar o golpe
Para não cair em armadilhas, algumas ações podem ser tomadas:
- Não pague boletos sem verificar sua veracidade.
- Evite clicar em links enviados por e-mail ou WhatsApp, principalmente de remetentes desconhecidos. E mesmo que o remetente seja conhecido, confirme com ele.
- Jamais forneça seus dados pessoais e bancários em resposta a solicitações desconhecidas.
- Nas redes sociais, sempre verifique a origem e a verdade das informações antes de compartilhar.
- Prefira acessar canais de informações oficiais sobre a atuação do governo brasileiro.
E se eu for vítima de uma fraude?
Se você efetuou o pagamento de um boleto falso, a primeira ação é registrar um boletim de ocorrência. Além disso, aproveite e registre o ocorrido no site da Secretaria Nacional do Consumidor, pois o MEI, enquanto consumidor, está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor.
A retificação da DASN-SIMEI
Recebeu um e-mail solicitando a retificação da DASN-SIMEI? Cuidado! Esta declaração de faturamento é feita diretamente no site do Simples Nacional e qualquer solicitação externa deve ser tratada com desconfiança.
O MEI precisa estar sempre alerta. Fraudes e golpes são realidades que podem trazer grandes prejuízos. Por isso, esteja sempre informado, utilize canais oficiais e, em caso de dúvidas, procure ajuda. O Portal do Empreendedor está sempre à disposição para facilitar e garantir que o seu negócio prospere com segurança.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.