Foto: © REUTERS Nguyen Huy Kham
Joe Landolina, um ex-aluno do Instituto Politécnico da New York University, EUA, desenvolveu um gel chamado VetiGel, que age como um agente hemostático para controlar o sangramento de forma praticamente instantânea, em caso de emergência, informa o portal de tecnologia CNET.
Essa constatação implica uma melhoria drástica em relação a outras substâncias, apesar de ser aterrada no mesmo princípio de ação, uma vez que muitos deles precisam de alguns minutos para trabalhar em comparação com os 20 segundos que leva o VetiGel. Este gel hemostático é composto de polímeros derivados de plantas.
O VetiGel pode ser usado tanto em feridas externas como em órgãos internos e grandes artérias. Também pode ser removido uma vez que se consiga controlar o sangramento, ou ser revestido com um “spray especial”, a fim de transformá-lo numa substância muito semelhante à da pele humana. Atualmente, depois de uma investigação preliminar , o polímero vegetal já foi testado em conformidade com as condições de segurança necessárias, por isso, está pronto para começar a ser usado em clínicas veterinárias. Se aprovado pelas autoridades poderá ser usado em humanos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.