“O jogo do momento tem sim a capacidade de auxiliar no aprendizado infantil”, diz a especialista Roberta Bento, do Socorro Meu Filho Não Estuda. Para ela, o aplicativo tem efeito positivo em diversos aspectos. Em relação ao desenvolvimento cognitivo, o jogo tem a capacidade de preparar a criança para aprender o conteúdo da escola e da vida – desde que essa criança esteja dentro das doses razoáveis para se dedicar ao game.
“A dose diária não é uma ciência exata, não é determinada por um período específico em que a criança passa jogando. A questão é se ela joga depois que tiver, diariamente, suas tarefas cumpridas: ter ao menos oito horas de sono, a sua tarefa doméstica concluída, os deveres da escola feitos e feito uma atividade física”, explica.
Veja as dez principais habilidades que o Pokémon Go ajuda a desenvolver nas crianças, segundo a especialista:
* Capacidade de foco: o jogador precisa estar concentrado para entender e comparar o poder de cada Pokémon, fazer as capturas, treinar e evoluir cada um dos bichinhos.
* Tomada de decisão: é preciso fazer escolhas. Capturo o Pokémon disponível inicialmente logo ali frente ou aguardo, já que um Pikachu pode estar logo à frente?
* Relação causa–consequência: para chocar um ovo Pokémon, você tem que andar os quilômetros correspondentes a ele. Ficou parado? Seu Pokémon não vai nascer tão cedo.
* Paciência: a incubadora só guarda um ovo por vez – enquanto aquele ovo não abrir, não é possível colocar outro no lugar.
* Esforço e persistência: para evoluir seu Pokémon, é preciso o “doce” daquela espécie. E para aumentar o poder de combate é preciso investir “Stardust”, que você ganha capturando Pokémons. Sem esforço, você não sai do lugar.
* Planejamento: a criança precisa identificar qual o caminho para atingir níveis acima daqueles em que se encontra no momento. Uso meus “Stardusts” agora ou aguardo um Pokémon que valha o investimento?
* Estratégia e organização: quando você coloca um Pokémon em um estádio para defendê-lo, você não pode mais utilizá-lo. Ele ficará indisponível para outros usos durante as batalhas.
* Trabalho em equipe: para participar das batalhas, você precisa pertencer a uma equipe: azul, vermelha ou amarela. Ninguém ganha batalhas com benefícios somente para si, mas para toda a equipe. Quando você adiciona “Lure” em algum Pokestop, todos os que passarem por lá se beneficiam, pois mais Pokémons serão atraídos para o ponto.
* Capacidade de lidar com frustração: depois de andar os quilômetros necessários para que umPokémon possa nascer, você pode perceber que chocou apenas uma Magikarp…
* Autocontrole: sim, o jogo tem um alto nível de atração e envolvimento. Eis uma excelente ferramenta para ensinar seu filho o autocontrole. Parar de jogar nos horários ou depois do tempo combinado é um desafio que vai ajudar em outros momentos da vida, principalmente na vida escolar.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.