(ANSA) – Uma equipe de escavadores anunciou nesta quarta-feira (15) ter descoberto as primeiras pegadas do Homo Erectus, feitas há cerca de 800 mil anos na Eritreia. O grupo de pesquisa é coordenado pela Universidade Sapienza de Roma e pelo Museu Nacional da Eritreia e atua no sítio arqueológico de Aalad-Amo, na parte oriental do país. As pegadas foram identificadas em uma zona desértica, mas que antigamente costumava ser um lago, com areia, no meio de uma pradaria.
De acordo o coordenador dos escavadores, Alfredo Coppa, as pegadas poderão ajudar a esclarecer dúvidas sobre o Homo Erectus e sobre a evolução humana, principalmente sobre anatomia e locomoção.
O Homo Erectus viveu entre 1,8 milhão de anos e 300 mil anos atrás e media cerca de 1,30 m a 1,70 m de altura. Habitantes de diversos ecossistemas diferentes, eles usavam ferramentas mais bem elaboradas, como machados de mão. Possivelmente, eles foram os primeiros a também usar o fogo e a iniciar uma migração do continente africano para outras áreas. O mais antigo Homo Erectus foi encontrado pelo holandês Eugéne Dubois (1858-1940) na margem do rio Bengawan Solo, em Java, na Indonésia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.