Variedades

Entenda o movimento Black Lives Matter e como ele pode ser cobrado no Enem

O movimento Black Lives Matter está a frente dos recentes protestos que tomaram as ruas das principais cidades dos Estados Unidos após a morte de George Floyd, homem negro norte-americano. Floyd faleceu após o policial branco, Derek Chauvin, permanecer por mais de oito minutos com o joelho sobre o seu pescoço enquanto ele estava algemado e deitado no chão. A morte de Floyd explodiu uma onda de protestos nos EUA, apoiada por pessoas em todo o mundo. A frase ‘Black lives matter’ (Vidas negras importam) é vista constantemente durante as manifestações.

Como o Black Lives Matter surgiu?

O Black lives matter surgiu por volta de 2013 e foi criado por três mulheres ativistas negras. São elas: Alicia Garza, diretora da National Domestic Workers Alliance (Aliança nacional de trabalhadoras domésticas); Patrisse Cullors, diretora da Coalition to End Sheriff Violence in Los Angeles (Coligação contra a violência policial em Los Angeles); e Opal Tometi, uma ativista pelos direitos dos imigrantes.

Elas começaram a protestar contra a absolvição do policial no caso do jovem de 17 anos, Trayvon Martin. O movimento cresce e passa alcançar novos jovens em 2014, quando protestava contra a polícia pela morte de Michael Brown.

A partir de então, o BLM passou a se formar como uma organização política que luta pela igualdade racial nos Estados Unidos. A frase, que dá nome ao movimento, é lembrada em todo o mundo e faz alusão ao fato do sistema político, social e econômico estar marcado pelo racismo estrutural, o que influencia nas altas taxas de genocídio da população negra no mundo.

Entenda o movimento Black Lives Matter e como ele pode ser cobrado no Enem

Como o movimento pode aparecer no Enem 2020

No Enem 2020 e demais vestibulares, questões de atualidades são comuns e podem envolver diferentes tipos de assuntos que estejam em pauta na sociedade. Dessa forma, o Black Lives Matter pode aparecer em questões para abordar questões sobre racismo estrutural, violência policial, desigualdades raciais e sociais, entre outros.

Outro fator importante que pode ser abordado é como o BLM rompe e faz uma crítica ao tradicional movimento negro nos EUA, que são comandados por homens heterossexuais e marginaliza as mulheres negras, pessoas homossexuais e transexuais. Para o BLM, é importante abarcar todas as vidas negras, o que inclui as mulheres, a comunidade lgbtqia+ e pessoas incapacitadas.

Assim, feminismo, homofobia e racismo podem ser relacionados e abordados em uma única questão. A pauta amplamente difundida pelo BLM é a luta contra a violência policial, que atinge a população negra. A frase ‘Parem de atirar em nós‘ pode ser vista em cartazes durantes as manifestações. As questões podem apresentar um paralelo entre a violência policial contra a população negra nos EUA e no Brasil. Os estudantes devem buscar informações com diferentes autores, como Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Silvio Almeida, entre outros.

Como se preparar para o Enem

Atualidades faz parte das áreas dos conhecimentos cobradas no Enem e vestibulares das instituições de ensino. Cada vez mais os jovens buscam uma oportunidade para ingressar no ensino superior, o que aumenta a concorrência anualmente. Por isso, é importante estar bem preparado e ter o direcionamento necessário para conseguir lidar com os processos seletivos. Os cursos preparatórios são uma ótima oportunidade para investir em sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Com o Educa Mais Brasil você tem descontos nas mensalidades até o final do curso. Dessa forma, é possível ter educação de qualidade por um preço que cabe no bolso. Faça a sua inscrição gratuita e siga as instruções para confirmação da matrícula. Você pode escolher um curso específico para o Enem ou para os vestibulares aplicados pelas instituições que não utilizam a nota do Exame como principal forma de ingresso.

Encontre um cursinho com desconto nas mensalidades: veja aqui!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.