Com cada vez mais países entrando em conflitos bélicos, o fundador da SpaceX, Elon Musk, disse que uma existência humana multiplanetária seria muito mais possível se a colonização de outros planetas começar antes de uma nova guerra mundial.
Em entrevista concedida ao Full Send Podcast, o renomado empresário abordou, entre outros temas, as possibilidades de uma presença humana permanente fora da Terra.
O magnata destacou que considera importante lançar missões de colonização espacial enquanto ainda pode ser feito, porque “não podemos esperar que a humanidade possa sempre empreender vida multiplanetária”.
“Como eu já disse, a janela de oportunidade pode estar aberta para o longo prazo ou para o curto prazo, mas, por precaução, temos que supor que ela estará aberta para o curto prazo. Você já sabe: em um certo ponto teremos a Terceira Guerra Mundial”, disse.
A este respeito, indicou que ninguém sabe o que restará do nosso planeta após um novo conflito global. “Podemos dizer que haverá uma competição entre duas opções: se nos tornaremos uma espécie multiplanetária ou se haverá uma Terceira Guerra Mundial, o que acontecerá primeiro. E se for a Terceira Guerra Mundial, talvez nunca cheguemos a outro planeta “, disse.
+ Cientistas descobrem exoplaneta perto de uma zona potencialmente habitável
Segundo Musk, o importante para a exploração e colonização de outros planetas é tornar foguetes e espaçonaves completamente reutilizáveis, o que reduziria drasticamente o custo econômico das missões.
A esse respeito, ele lembrou que a nave espacial da Spacex foi projetada para ser totalmente reutilizável. “A Starship seria realmente um avanço se for o primeiro foguete orbital reutilizável. Seria um avanço profundo. Quero dizer, a sorte da humanidade mudaria fundamentalmente no momento em que a Starship provasse uma reutilização rápida e completa”, disse ele.
Se a Starship for bem-sucedida, acredita Musk, será capaz de transportar pessoas para Marte, caso em que será possível, a longo prazo, reduzir o custo de uma missão ao planeta vermelho para menos de US$ 100.000 por pessoa.
De acordo com o empresário, a versão atual do Starship poderia acomodar 100 pessoas a bordo, então o custo do voo deve ser inferior a 10 milhões de dólares, uma meta que é alcançável “se o veículo for totalmente reutilizável e o preço do propulsor for baixo”.
Musk afirmou ainda que “é possível criar uma cidade autossustentável em Marte”, o que exigiria um milhão de pessoas. “Para garantir o futuro da humanidade a longo prazo, uma cidade autossustentável deve ser construída, porque se depender da Terra e algo ruim acontecer lá, Marte também se extinguirá”, explicou.
Por meio das naves Starship reutilizáveis, que estão em fase de testes de protótipos, a SpaceX busca transportar cargas e pessoas para a Lua e Marte. Cada veículo será capaz de transportar mais de 100 toneladas de carga e 100 passageiros ao mesmo tempo.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.