Especialistas em várias empresas de segurança detectaram um cavalo de Tróia perigoso na loja de aplicativos da Google Play, que é capaz de roubar dados dos usuários de banco.
De acordo com o desenvolvedor do antivírus Avast, esta é uma nova versão do ‘malware’ conhecido como ‘BankBot‘ que atacou grandes bancos como WellsFargo, Chase, DiBa, Citibank e seus usuários nos EUA, Austrália, Holanda, França, Espanha, Portugal, República Dominicana e Rússia, entre outros.
As versões anteriores dos aplicativos que camuflavam o vírus foram removidas da Play Store. No entanto, alguns permaneceram ativos até 17 de novembro. Tempo suficiente para infectar milhares de usuários.
Nesta oportunidade, o BankBot – que já havia sido identificado várias vezes ao longo do ano – reapareceu escondido em aplicativos para download de diferentes tipos: serviços de lanterna, jogos de cartas e acessórios de limpeza de memória. Depois de instalado no dispositivo, o Trojan é capaz de espiar o usuário, coletar seus dados de login de seu banco e roubar seu dinheiro.
Diante dos esforços do Google para fortalecer as medidas de verificação dos aplicativos que aparecem em sua loja virtual, os hackers começaram a usar técnicas especiais para ignorar controles e detecções automáticas. Por exemplo, as atividades mal-intencionadas começam duas horas após o usuário conceder os direitos de administrador do programa ao dispositivo ou publicar “aplicativos” com diferentes nomes de desenvolvedores.
Para lidar com este tipo de golpes, o Avast recomenda:
- Verifique se o aplicativo bancário que você usa é verificado.
- Use sempre a verificação em duas etapas, se o banco o oferecer.
- Baixe aplicativos apenas de portais oficiais ou confiáveis, como Google Play Store ou Apple App Store e verifique as classificações de cada programa. Se muitos usuários reclamarem sobre sua má experiência, evite usar isso.
- Não conceda “direitos de administrador” a um aplicativo, a menos que seja estritamente necessário.
- Tenha um antivírus.
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