A Lua, tradicional satélite natural da Terra por mais de quatro bilhões de anos, poderá não ser a única companheira do nosso planeta. Astrônomos encontraram um objeto próximo à Terra, chamado 2014 OL339, que também leva um ano para completar uma volta em torno do Sol. As informações são do jornal Daily Mail.
Com as características muito parecidas, o objeto já está sendo chamado de “segunda lua” da Terra. A nova “lua”, que é na verdade um asteroide com 150 metros de diâmetro, está próximo da Terra o suficiente para se parecer com um satélite natural.
O asteroide foi descoberto acidentalmente em julho deste ano pelo astrônomo Farid Char, da Universidade chilena de Antofagasta e tem sido objeto de estudo para os irmãos Carlos e Raúl da Fuente Marcos, especialistas da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha.
De acordo com os estudiosos, esse “novo companheiro de viagem ao redor do Sol” esteve próximo da órbita terrestre durante os últimos 775 anos e o ficará por mais 165. Ele tem uma órbita elíptica e leva cerca de 364,92 dias para dar uma volta em torno do sol, ou seja, o asteroide e a Terra estão em órbitas ressonantes.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.