Direitos do Consumidor

Uber vai indenizar cliente por furto de bolo durante corrida

Além da indenização de R$ 5 mil, a Uber foi condenada a devolver à cliente R$ 160 pela subtração do bolo

A Uber foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 mil a uma cliente que teve seu bolo de aniversário furtado por um motorista parceiro da plataforma. A decisão foi proferida pela juíza Diva Maria de Barros Mendes, do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís (MA).

O caso ocorreu em outubro de 2022, quando a cliente pediu um carro da Uber para transportar o bolo de aniversário. No entanto, logo após pegar o pacote, o motorista cancelou a corrida e não respondeu os contatos da consumidora. Ao reclamar diretamente com a Uber, a plataforma afirmou que se tratava de esquecimento de objeto.

Na decisão, a magistrada argumentou que as empresas de transporte particular são responsáveis solidárias nesses casos, já que operam na prestação de serviço, no gerenciamento do negócio e aufere lucro. Ela defendeu a argumentação da cliente, afirmando que as imagens são “claríssimas” ao mostrar que o motorista “recebe o bolo e desaparece logo após as imagens, apropriando-se indevidamente de produto pertencente à Autora“.

A juíza destacou ainda o tratamento dado pela Uber ao caso, considerando-o de “total desídia“. Ela criticou a plataforma por acreditar na palavra do motorista infrator e por não tomar nenhuma medida administrativa para ressarcimento da cliente e punição ao motorista, que agiu de forma criminosa.

Além da indenização de R$ 5 mil, a Uber foi condenada a devolver à cliente R$ 160 pela subtração do bolo, acrescido de correção monetária contada a partir da data do furto, em outubro de 2022, além de juros de mora de 1% ao mês. A plataforma deveria ter realizado o pagamento em até 15 dias, contados da intimação, passível de pagamento de multa de 10% sobre o valor da condenação em caso de atraso.

A Uber informou que foi intimada e que vai recorrer da decisão. Em nota, a empresa destacou “que preza pela segurança e confiabilidade de seus usuários e que tem políticas claras para garantir isso“.

Este caso serve como um alerta para as empresas de transporte particular, que devem estar atentas à segurança dos usuários e à responsabilidade solidária em casos de problemas com motoristas parceiros. E, para os consumidores, é importante saber que têm direitos garantidos pela lei e que podem buscar a Justiça em casos de prejuízos causados por empresas de transporte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.