Não sabe o número do requerimento do seguro-desemprego? O seguro-desemprego é um benefício muito conhecido. Muitos brasileiros um dia já passaram pela dificuldade de perder os seus empregos. E esses valores certamente ajudaram de alguma maneira.

Ainda assim, muitas pessoas não entendem muito bem como funciona o processo. E, principalmente, como acompanhar. Sim, hoje com as facilidades da tecnologia ficou muito mais fácil acompanhar tudo o que está acontecendo.

Então, para não restarem mais dúvidas, neste artigo iremos te contar como funciona o processo para dar entrada no seguro. E também como fazer para acompanhar, pelo número de requerimento, do seguro-desemprego, sem grandes dificuldades.

Preciso do seguro-desemprego. O que devo fazer?

O primeiro passo é entender como funciona o processo. Se você preferir, pode pesquisar por um posto de atendimento. Nele você poderá não só esclarecer suas dúvidas, como também ser lá mesmo atendido.

Outra coisa que precisa pensar antes de pedir, é a quantidade de vezes na vida que já recebeu esse seguro. Ou seja, se essa não é a sua primeira solicitação, saiba que tanto os valores quanto o número de parcelas podem mudar. Isso em relação aquando recebeu pela primeira vez.

Portanto, esteja avisado desde agora que contando muito é a análise feita dessa documentação exigida. Bem como a quantidade de vezes que esse trabalhador solicitou o seguro-desemprego.

Como solicitar o seguro?

Quando o trabalhador é demitido de suas funções, o próprio empregado, no ato do desligamento, entrega um formulário do seguro-desemprego. É utilizando ele que esse trabalhador agora desempregado dará entrada ao processo.

Além disso, algumas documentações são de extrema importância. Entre elas, algo de identificação pessoal e também a rescisão contratual. Os demais itens dessa lista dependerão do seu caso específico.

Então, o mais recomendado é que você acesse o site do Ministério do Trabalho. Lá você encontra toda essa lista de maneira bem detalhada.

Quais são as condições para o seguro?

A primeira condição para se receber o seguro é estar desempregado. Na verdade, esse trabalhador precisa ter a sua demissão não por justa causa. Se esse não for o caso, demitido por algo grave e justo, então, não terá a chance de ter a sua solicitação aprovada.

Outra coisa é não ter nenhum vínculo empregatício. Ou seja, não ter outro emprego ou algo que lhe dê uma renda fixa. Pois, esse benefício é para as pessoas que conseguem comprovar que não possuem uma renda fixa para o seu sustento e o de sua família.

Onde fica o número do requerimento do seguro-desemprego?

Video do canal: Mateus Freitas Contábil

O assim chamado como número de requerimento, nada mais é que uma espécie de registro que você terá. Em outras palavras, por meio desse número, você tem um tipo de identidade do seu processo de solicitação do seguro.

Você encontra esse registro numérico justamente no documento que receberá durante a rescisão realizada pela empresa. Ou seja, se trata do número de formulário entregue pelo empregador na demissão do trabalhador, sem justa causa. Veja aqui nesse artigo se o caso for erro no requerimento do seguro, mostro como corrigir.

Posso trabalhar enquanto recebo seguro?

O próprio nome desse seguro já pode responder a essa pergunta. Em outras palavras, esse benefício é concedido para as pessoas que se encontram desempregadas. Ou seja, se o trabalhador conseguir uma nova oportunidade de emprego registrado, não deverá mais receber o auxílio.

Algumas pessoas escolher fazer acordos. Por exemplo, ingressar numa nova função sem registro até vencer a última parcela do seguro. Mas, saiba que isso tem um perigo tremendo. Portanto, entre ficar trabalhando informalmente e ser registrado, não tenha dúvidas em escolher a segunda opção.

Como acompanhar a solicitação de seguro-desemprego?

Para ter notícias sobre seguro-desemprego após ter dado entrada com o pedido, hoje é muito simples. Com as facilidades digitais, na verdade, você pode ter essas informações na altura da sua mão, pelo seu celular.

Você pode baixar no seu celular a Carteira de Trabalho Digital. Por ela você terá acesso ao seu processo. Bem como o resultado da análise realizada. Além disso, é também uma facilidade para quando precisar apresentar esse documento, por algum motivo.

Outra maneira é pelo próprio site do Ministério do trabalho, como já dissemos. Porém, pode também utilizar do aplicativo Caixa Tem, criado pela Caixa para facilitar o acesso a muitas coisas. Como, por exemplo, FGTS, conta caixa, entre outras coisas.

Mas, se ainda preferir do modo tradicional, por telefone. Então, nesse caso, pode fazer a ligação no serviço de atendimento ao usuário.

Como acontece o saque?

Depois que o pedido de seguro-desemprego é aceito, então o trabalhador desempregado recebe as parcelas. Esses valores são creditados automaticamente por meio da conta Caixa. Se for o caso de ser outra instituição financeira, então o crédito será por meio de transferência de valores, do tipo TED.

Se for o caso e esse trabalhador preencher todos os requisitos, poderá solicitar a abertura de uma conta caixa digital. Por exemplo, uma conta que funciona apenas como poupança, para receber esses valores e fazer a transferência.

Também a liberação das parcelas você pode acompanhar pelo aplicativo da Caixa Trabalhador. Ou mesmo pela Carteira de Trabalho Digital. Por lá mesmo você consegue visualizar o estrato da sua conta digital.

Qual é o valor do seguro?

Bom, para cada caso específico, o valor será diferente. Isso acontece por a média ser tirada tendo por base os últimos três salários do trabalhador. Todos os três anteriores à data de sua demissão sem justa causa.

O valor não pode ser menos que um salário mínimo. Esse é o caso, por exemplo, de quem se qualifica na condição de pescador artesanal. Já para os demais caos, tudo dependerá da análise feita pelo Ministério do Trabalho, órgão que responder por esse tipo de seguro.

No que se refere ao número de parcelas, tudo dependerá da quantidade de tempo com registro em carteira. Não somente isso, mas também a quantidade de vezes que o trabalhador solicitou o seguro-desemprego. Portanto, cada caso é muito específico e requer uma análise de documentos, para aprovar ou não o benefício.

Em suma, espero que tenha aprendido a encontrar o número do requerimento do seguro-desemprego, e se ajudei, compartilhe e marque um amigo no comentário abaixo!

Share.

O portal de notícias e artigos sobre todos os Tidos de Seguros existentes surgiu no intuito de informar pessoas interessadas nesse tipo de assunto gratuitamente e de forma rápida, direta e imparcial. Nossos conteúdos são desenvolvidos 100% por nossos redatores e revisados antes de serem publicados para garantir informações precisas e atualizadas para nossa audiência. Saiba mais em nossa página sobre!

Leave A Reply