A espera acabou. Após um ano de testes, e uma longa fase inicial que incluiu apenas aparelhos da Samsung, a opção de transferir o histórico do WhatsApp entre diferentes sistemas operacionais já está disponível para todos os usuários, de acordo com comunicado da empresa no Twitter.
A possibilidade de migrar o histórico de mensagens entre iOS e Android foi uma das grandes deficiências do WhatsApp, que sem dúvida obrigou alguns usuários a permanecer em um dos sistemas operacionais para não perder seus bate-papos. Até agora, a única opção era recorrer a aplicativos de terceiros, geralmente pagos, ou exportar os chats manualmente em texto simples.
Agora, qualquer usuário poderá transferir seu histórico do WhatsApp de um Android para um iPhone (ou vice-versa), incluindo suas mensagens de áudio, suas fotos e seus vídeos. O processo não quebra a criptografia de ponta a ponta em nenhum momento, então o WhatsApp ainda não terá acesso aos seus bate-papos.
Obviamente, a nova função tem uma limitação: ela só pode ser usada ao emparelhar um dispositivo (Android ou iOS) pela primeira vez. Ou seja: você só poderá baixar suas mensagens antigas quando configurar o WhatsApp do zero em um novo dispositivo. O mesmo acontece com cópias de segurança no mesmo sistema, mas sem a barreira que existia entre Android e iOS.
Como se faz? Ao configurar um novo dispositivo, agora você terá a opção de transferir seus bate-papos do antigo. Para fazer isso, você precisará de um cabo USB-C para Lightning (ou adaptadores compatíveis) e uma versão atualizada do WhatsApp em ambos os telefones. As etapas são simples e baseadas na digitalização de um QR code, assim como quando você configura o WhatsApp Web.
Siga estas instruções e observe que os históricos de chamadas não serão transferidos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.