Imagine a seguinte situação: você é usuário dos serviços do Gmail, perde o acesso à sua conta e agora está se perguntando como recuperar? Então se acalme, pois bastam alguns passos rápidos para recuperar o acesso ao seu e-mail do Google e retomar o controle sobre suas mensagens.
O procedimento é mais simples do que parece, e garante diversas alternativas de recuperação. No entanto, é importante que o usuário utilize apenas o canal oficial da Google para recuperar a conta do Gmail.
Na internet, existem diversos programas que prometem descobrir senhas de e-mail ou outras contas. Se os próprios desenvolvedores do Google afirmam que isso não é possível, então é preciso redobrar a atenção e não cair em conversinha besta de internet.
Segundo Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – esses programas podem colocar o celular do usuário em risco. “Geralmente são recomendadas instalações de APKs que alteram o sistema operacional, interferem diretamente na segurança do aparelho, e podem gerar problemas de funcionamento”, explica.
Como recuperar conta do Gmail em 5 passos
Confira abaixo o passo a passo para você recuperar seu nome de usuário no Gmail.
- Acesse a página de recuperação, digite seu e-mail ou telefone e selecione a opção “Esqueceu seu e-mail?” para seguir as etapas de como recuperar a conta do Gmail.
- Em seguida o Google te dará duas opções para localizar seu e-mail: por meio do seu telefone ou do seu e-mail de recuperação cadastrado;
- Após informar um dos dois dados, seu nome e sobrenome serão solicitados. As informações deverão coincidir com as registradas em sua conta Gmail a ser recuperada;
- Caso informe o telefone celular usado no cadastro, você receberá via SMS um código único para prosseguir no processo de recuperação. Insira-o no espaço determinado para prosseguir;
- Todas as contas cadastradas em seu nome aparecerão disponíveis. Clique naquela que deseja acessar e digite a sua senha atual.
O que fazer se o seu e-mail foi hackeado?
Quando seu e-mail é hackeado, você pode sentir muita ansiedade para reagir do modo correto. Você precisa tomar medidas imediatas para voltar a assegurar sua conta para prevenir maiores prejuízos ao seu computador e informações pessoais.
Aqui, mostramos como recuperar rapidamente o controle do seu e-mail:
Identifique o dano
Se seus colegas de trabalho ou amigos avisam sobre o envio de e-mail estranhos na sua conta, fique alerta! Assegure-se de que ninguém abra um correio eletrônico da conta hackeada. Revise sua pasta de enviados, procurando correios eletrônicos suspeitos que não enviou.
Também é importante assegurar-se de que o ataque não chegou até suas redes sociais ou outras contas vinculadas ao e-mail com atividades suspeitas.
Limpe o hardware local antes de reiniciar a segurança de sua conta
Se o hack do correio eletrônico estiver infiltrado no seu computador, trocar a informação de sua conta não ajudará. A nova conta será tão insegura como a antiga. Um dos primeiros passos deve ser executar uma segurança local ou uma solução de segurança para eliminar malwares em seu computador.
Considere eliminar a conta
Se o e-mail infectado não se trata do endereço principal, considere eliminar a conta infectada. Esta é uma das formas mais rápidas e limpas para prevenir mais ataques de phishing.
Atualize toda sua informação
Pode ser uma dor de cabeça, mas você deve revisar cuidadosamente todos os contatos e preferências guardadas da sua conta. Também deveria atualizar sua pergunta secreta e considerar a adição de uma verificação de duas etapas ao acessar a sua conta de e-mail.
Se seu navegador está configurado para lembrar a informação de sua conta, deverá desativar esta configuração também. É melhor lidar com este tipo de reinício de uma vez e completamente. Do contrário, pode acabar deixando rastros de um vírus que lhe obrigará a repetir o processo de novo depois.
Proteja a nova conta de e-mail
Assegure-se de criar uma senha nova e forte que seja única para a sua conta de correio eletrônico. Faça com que seja complexa, e não coloque algo óbvio como seu nome. Você também deve trocar a senha de qualquer outra conta que utilize a mesma do seu e-mail. Não se esqueça de utilizar uma solução de segurança online que proteja sua navegação.
Como excluir uma Conta Google?
Faça login no Minha conta do Google > ‘Preferências de conta’ > ‘Excluir sua conta ou seus serviços’. Por fim, basta escolher na lista o que deseja fazer, informar a sua senha e confirmar.
Como redefinir sua senha Google?
Se você precisa recuperar senha do Gmail mas não tem ideia de como fazer isso, siga o passo a passo abaixo.
O Gmail tem um espaço criado especificamente para quem precisa recuperar o acesso a uma conta. Na página inicial de acesso, informe seu e-mail e clique em “Próxima”. Depois, selecione a opção “Esqueceu a senha?“.
Você será solicitado a acessar seu número de celular cadastrado na sua conta. Isso ajuda o Google a entender que você é mesmo o dono da conta, mas este ainda não é o fim do processo.
A próxima opção é digitar um código de verificação enviado ao seu smartphone. Ele será enviado via SMS para o número de telefone cadastrado para recuperação da conta. Confirme o número recebido para acessar sua conta. Caso não o tenha em mãos, selecione a opção “Não estou com meu smartphone”.
Você também pode receber um código de verificação via um endereço de e-mail de recuperação previamente registrado. Confirme o número recebido para acessar sua conta. Caso não consiga, selecione “Tentar de outro jeito”.
A partir disso, o Google solicitará outras informações, ou um outro endereço de e-mail para que possam entrar em contato e seguir com o suporte. Por fim, uma tela irá te direcionar para a página inicial da recuperação.
Para não correr riscos, você deve manter as opções de recuperação de senhas das Contas Google atualizadas. As opções principais são via e-mail ou smartphone.
Ao recuperar a senha do Gmail, use uma nova mais segura
Existem diversas dicas que te ajudam a criar senhas realmente seguras para impedir, por exemplo, o acesso e roubo por criminosos das suas contas particulares. O time de segurança do dfndr Lab separou algumas dicas para você.
- Misture letras minúsculas e maiúsculas, números e símbolos em sua senha. Exemplos: !, @, #, $, & ?, *, entre outros;
- Crie senhas longas para ter mais proteção. É recomendado que você utilize, pelo menos, 8 caracteres;
- Não utilize sequência de números ou letras, por exemplo 12345 , abcde ou abc123;
- Evite usar datas de nascimento ou casamento. Não use também o número do seu telefone ou placa de carro, pois são consideradas senhas fáceis de descobrir;
- Use uma senha diferente para cada conta que possua, como redes sociais, e-mail ou contas bancárias;
- Altere suas senhas periodicamente. O ideal é que essa troca seja feita a cada 30 dias, ou sempre que achar necessário.
Costuma esquecer suas senhas? Veja esta dica
Uma forma comum de não perder mais o acesso a suas contas é mantendo seu login e senha salvos nos aplicativos e sites que mais utiliza. No entanto, essa alternativa pode ser um risco em dispositivos compartilhados.
Para evitar que desconhecidos tenham acesso a esses apps ou ao seu navegador, os especialistas em segurança recomendam que você adicione uma barreira contra intrusos nos seus apps.
Existem alguns aplicativos que oferecem a função de Cofre, como o dfndr security, aplicativo de segurança para Android e iOS. Com ela, você pode colocar proteção por biometria, senha numérica ou padrão em qualquer aplicativo instalado no seu celular, incluindo o Gmail. O passo a passo é bem simples:
- Instale o dfndr security. Você pode baixar o app grátis em aparelhos Android e iOS
- Abra o app, toque em “Funções” na barra inferior e depois role para baixo até encontrar “Cofre”.
- Defina uma senha de acesso. Você pode escolher entre biometria, senha numérica ou padrão.
- Escolha os apps que quer proteger.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.