Tecnologia

Proteste avalia 17 câmeras de smartphones e compara qualidade

O papel primordial do smartphone é comunicar-se facilmente com as pessoas, e hoje todos os modelos cumprem essa função com sucesso. Entretanto, as câmeras dos celulares que já somam 200 milhões de unidades em uso no país (dados da FGV-SP), estão cada vez mais sofisticadas. Assim, muitos consumidores avaliam a resolução e os recursos das câmeras dos aparelhos antes mesmo de testar itens como sistema operacional e outras funções.

A novidade que se populariza no mercado é a câmera dupla, que possibilita novos recursos para fazer fotos, entre elas, o desfoque do fundo da imagem e o fim dos retratos tremidos no escuro. Estes recursos estão tornando-se disponíveis para todos os dispositivos, porém, os top de linha, consequentemente mais caros, continuam evoluindo e produzindo fotos de melhores qualidades, alguns capazes de fazer gravações em vídeo com qualidade Full HD ou até mesmo 4K.

À parte da diferença de valores, os celulares estão bem alinhados nos mais variados critérios. A maioria pode contar com uma câmera de 13MP de resolução, e outros poucos, como Moto Z, Moto G5 e LG G6, um pouco menos, 12MP. Os que se sobressaem nesse critério são os modelos Galaxy A5 (2017) e Galaxy A7 (2017), disponibilizando 16MP, e o Sony Xperia XA1 Ultra, oferecendo 23 MP. Mas, diferente do que muitos pensam, trata-se do tamanho das fotos e não a qualidade das câmeras.

Essa novidade também chegou para as câmeras frontais, em que a disparidade de resolução é mais gritante, indo desde 5 MP até modelos mais parrudos que chegam há 16 MP que é o caso dos modelos do Galaxy A5 (2017), Galaxy A7 (2017) e Xperia XA1 Ultra. Os dispositivos possuem detecção de face e focagem automática, além da opção de marcar a localização na foto.

Qual a melhor câmera?

No que diz respeito à qualidade da câmera, a PROTESTE, Associação de Consumidores, avaliou por meio de diversos testes, que os modelos de última geração da Apple e da Samsung, como Galaxy S8 e iPhone 8, possuem câmeras com funções mais avançadas, se comparadas a outras versões. Eles oferecem fotos de qualidade superior tanto na câmera frontal quanto na traseira.

Entretanto, o custo é alto e, se o consumidor não quiser desembolsar esse valor, há outras opções. O LG G6 foi destaque no critério de foto de distância próxima sem flash, com avaliação positiva também no teste de zoom. Mesmo assim, por menos de R$ 2.000, é possível adquirir um celular com câmera de qualidade aceitável, como a dos aparelhos Moto Z e Asus Zenfone 3.

Em análise, a maioria dos dispositivos recebeu avaliação boa na câmera frontal, com destaque para Xperia XA1 Ultra, iPhone 8 e iPhone 8 Plus. Já os aparelhos Galaxy A5 (2017), Galaxy A7 (2017), Moto G5 e Moto G5 Plus pecam nesse critério, avaliados como ruins.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.